Primeiro casamento coletivo do ano será no Museu Nacional da República

Publicado em: 01/03/2013

Rafael Varanda – O projeto Alma Gêmea, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), terá sua primeira edição de 2013 em 23 de março. Oitenta casais oficializarão sua união em cerimônia que acontecerá no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. Hoje, parte das noivas foi tirar medidas e escolher o modelo que será usado na grande noite de suas vidas.

 

A Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos (SUBDH), da Sejus, levou as noivas até a loja Cenci Quevedo, parceira do evento desde o primeiro casamento, em 2012, para que escolhessem um vestido dentre mais de 300 disponíveis e das mais variadas cores e modelos.

 

A proprietária da loja, que leva seu nome,Cenci Quevedo, disponibiliza os vestidos voluntariamente e ainda presta consultoria para as noivas. “Tenho experiência na área para ajudá-las a encontrar o vestido mais adequado ao corpo”, explica.

 

Diante de araras cheias de opções, as noivas tiveram muitas dúvidas para escolher o modelo. A dona de casa Maria de Lurdes mora há 23 anos com o companheiro, Eli Miranda. “Eu fico ansiosa porque sonhei com esse momento muito tempo. Nossos três filhos nos cobraram muito para oficializarmos o casamento, porque apenas fomos morar juntos”, conta.

 

Segundo Maria de Lurdes, muitas pessoas não têm condições de arcar com o investimento financeiro que a comemoração requer. “Eu vi a última cerimônia na TV e naquele momento entendi que era a minha oportunidade de realizar esse sonho”, conta a dona de casa.

 

A jornalista Jeane Ferreira, 24 anos, casou no religioso há uma semana e após a consumação no Civil passará a morar com o marido, que tem 23 anos. “Essa oportunidade é maravilhosa porque nos deu a possibilidade de realizar o casamento dentro do orçamento que dispomos no momento”.

 

Memória–Desde o início de 2012, quando o projeto começou a ser executado, foram atendidos 175 casais em quatro cerimônias. No ano passado, para encerrar o ano, cem casais se uniramem plena Praça dos Três Poderes.

 

A Secretaria de Justiça, por meio do projeto Alma Gêmea, firma parcerias com a iniciativa privada que permitem a realização do sonho dos casais, e se encarrega de cobrir todos os custos do casamento: cerimonial, decoração, vestidos e taxas de cartório.  

Artigos relacionados