Nesta terça (12), último dia de carnaval, ainda há muita folia pelo Distrito Federal. Além dos blocos tradicionais, cujo destaque é o Pacotão que sai a partir das 11h da CLN 302/303, rumo à 504 Sul, à noite ainda tem a opção de ir conferir as escolas de samba do grupo especial, que é considerada a elite do carnaval. O Granfolia tem programação a partir das 16h, na Esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional.
Para assistir aos desfiles na Passarela do Samba, o GDF anunciou que há cerca de 200 ônibus extras, fazendo o trajeto entre as regiões administrativas à Rodoviária do Plano Piloto, das 19h às 4h da manhã, com maior concentração de veículos é no horário de retorno para casa, entre 2h e 4h. O Metrô-DF encerra suas atividades sempre às 2h, segundo o GDF, por motivo de segurança. A ligação entre a Rodoviária e a Passarela do Samba ficou a cargo de quatro ônibus da TCB. O transporte é gratuito e está disponível das 18h até o fim dos desfiles, por volta das 4h.
Confira a Programação para este último dia.
Blocos Tradicionais
– Pacotão – Das 11h às 0h, na CLN 302/303, rumo à 504 Sul.
– Baratona – Das 17h às 0h, no Eixão Sul, altura das quadras 107/207, rumo ao Gran Folia.
– Raparigueiros – Das 17h às 0h, no Eixão Sul, altura das quadras 107/207 rumo ao Gran Folia
– Carnaval da Baratinha 2013 – A partir das 15h, no Estacionamento do Parque Ana Lídia – Parque da Cidade, Asa Sul.
– Menino de Ceilândia – Das 14h às 0h, na QNM 01/02, rua da administração, Ceilândia Sul.
– Gran Folia – Das 16h às 04h, na Esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional.
ESCOLAS DE SAMBA – Grupo Especial
Este ano, os desfiles serão no Eixo Monumental, entre o Estádio Mané Garrincha e o Palácio do Buriti.
– Acadêmicos de Santa Maria – A Acadêmicos de Santa Maria abre os desfiles com enredo sobre Parintins e a festa dos bois Garantido e Caprichoso. Com três alegorias, 14 alas e 950 componentes, a agremiação apostou em artistas do Rio de Janeiro para enriquecer o desfile. ‘Pretendemos fortalecer o carnaval de Brasília com essa atitude. A experiência dessas pessoas engrandece o nosso trabalho’, destaca o diretor de carnaval da escola, Gilson Reis.
– Mocidade do Gama – A Mocidade do Gama traz o enredo Energias iluminam o Gama no carnaval, sob direção do carnavalesco George Pedro. A energia em todas as formas inspira o samba-enredo da agremiação, que levará mil participantes, quatro carros alegóricos e 10 alas de enredo à Passarela do Samba. "Começaremos pela explosão do Big Bang, passaremos pela força das religiões e do Zodíaco e seguiremos desfiando outras formas", antecipa a diretora de carnaval da Mocidade, Edilamar Melo de Oliveira.
– Acadêmicos da Asa Norte – Campeã do carnaval de 2012, a Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte entra na avenida em 2013 mais confiante, porém, com os pés no chão. A escola vai defender o enredo Asa Norte carinhosamente apresenta: um chorinho bem brasileirinho. "Apesar de o chorinho ter nascido no Rio de Janeiro, Brasília é reconhecida como o celeiro do choro", explica Wallace Alves Palhares, diretor-geral de harmonia da escola. A agremiação entra na avenida com três carros, 12 alas e 950 participantes.
– Águia Imperial de Ceilândia – Com o enredo Mitos, lendas, mistérios, histórias do nosso carnaval, a Associação Recreativa Cultural Desportiva Escola de Samba Águia Imperial de Ceilândia entra na avenida com quatro carros, 14 alas e 1,2 mil componentes. Com quatro títulos de campeã do carnaval brasiliense, a escola será a quarta a desfilar. O presidente da agremiação, Roniere Rezende de Freitas, explica que a transferência da festa para o Plano Piloto não é preocupante. "Isso não nos prejudica. O desfile sempre vai ser na casa de alguém e já estamos acostumados. Carregamos carros para o centro por quase 30 anos."
– Aruc – O enredo O gavião apaixonado apresenta três formas de amor será contado pela Aruc em forma de fábula, escrita pelo diretor cultural da escola e professor de história, Rafael Fernandes de Souza. "Contaremos a história da ave que se apaixona e sai em busca de inspiração para conquistar o amor de sua vida. É nesse caminho que ela se depara com três filósofos que discutem as formas de amor", explica o diretor. As três distinções do sentimento demonstradas na avenida são, na linguagem grega, ágape, o amor da alma; eros, o carnal, e philia, o de amizade. Eles serão representados na avenida com três alegorias, 10 alas e 1, 2 mil componentes.
– Bola Preta de Sobradinho – A Bola Preta de Sobradinho encerra os desfiles com a história da diva da música brasileira Elza Soares. Presidente da escola, José Candido Alves, conta que um grupo de diretores da agremiação foi à casa da artista para entrevistá-la. "Foram extraídos detalhes da vida dela. Tudo será contado na avenida", revela o presidente. A homenageada será destaque do quarto carro da escola. A Bola Preta sai com quatro alegorias, 13 alas e 850 componentes.