A deputada Celina Leão (PSD) presidiu a Audiência Pública com metroviários na manhã desta quarta-feira (12). Todos os problemas enfrentados pela categoria foram discutidos, contudo prevaleceu a questão da segurança operacional como item mais abordado, seguido do quantitativo de servidores – que hoje são cerca 1.200. “As denuncias que recebemos sobre a segurança são gravíssimas, que inclusive, colocam a vida dos usuários em risco", observa Celina Leão.
O coordenador geral do sindicato da categoria, Sindmetrô-DF, Luciano Costa, apresentou vídeos que relatam os problemas que os usuários do sistema têm enfrentado, como acidentes e panes dentre outros. Luciano defende o uso do metrô como forma de solucionar os problemas do trânsito do DF, apesar das dificuldades, que na avaliação dele, são fruto do descaso do governo. "O governo abandona este projeto do metrô, que é típico de países evoluídos e se volta para o ônibus, ou seja, para uma situação pré-industrial", afirma. Segundo ele, para atender à demanda, seriam necessários 100 trens (existem 32 e 24 em funcionamento) e seis mil servidores.
A presidente da Associação dos Magistrados da 10ª Região, Noemia Porto, disse que precarizar os investimentos no Metrô é atingir em cheio a população. A juíza também observou a preocupação da magistratura do trabalho com o processo de terceirização, ela ainda destaca que nos contratos que prevêem terceirização é necessário garantir cláusulas de proteção ao trabalhador. “Vejo a privatização como aluguel de homens e mulheres”, avalia. “Precisamos desconfiar muito da palavra modernização para uma concessão pública, considerando que se não houver a preocupação com os trabalhadores que levam e conduzem o serviço público, torna-se uma concessão privada”, completa.
Para Celina Leão a grande pergunta quanto à terceirização é para quem vai ser bom? “Eu acredito que será bom apenas para atender aos grandes poderes econômicos e interesses de lobistas. A terceirização tende a atender interesses que divergem de bandeiras ideológicas”.
A deputada Celina Leão e os demais presentes lamentaram a ausência de representantes do GDF, bem como de representantes da diretoria do Metrô.
Também participaram da reunião o jornalista Carlos Pena, do Senado Federal, e o presidente da Federação Nacional dos Metroviários, Paulo Pasin.