Na manhã desta segunda (17), a Secretaria da Criança divulgou o resultado da tumultuada eleição para conselheiro tutelar, realizada neste domingo (16). Segundo a secretaria, esta eleição registrou a maior participação popular desde que a escolha dos conselheiros pelo voto foi instituída, em 1992, no Distrito Federal. A escolha dos representantes foi marcada por reclamações e confusão.
A votação escolheu 165 conselheiros tutelares da capital e mais 165 suplentes nas 33 regiões. Confira aqui o resultado por candidato e por região administrativa.
Problemas – Várias falhas foram verificadas durante a votação, que foi feita, pela primeira vez, com o uso de tablets. Em pelo menos sete das 33 regiões administrativas, os aparelhos não funcionaram, segundo informações da Secretaria de Estado da Criança.
Segundo a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, as falhas mais comuns apresentadas no início da votação foram técnicas, relacionadas ao funcionamento das plataformas.
Segundo dados da secretaria, 360.125 votos foram computados e deste total, 11.200 foram anulados por causa de duplicidade, ou seja, quem votou várias vezes em urnas diferentes teve o voto anulado.
O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) fiscalizou o processo e 50 promotores e dezenas de servidores percorreram as 156 escolas públicas que funcionaram como zonas eleitorais.