A partir de janeiro de 2013 começa o BBB no Distrito Federal. Não se trata do famoso reality show, mas de um reforço na fiscalização da nova Lei Seca, com câmeras que vão ajudar o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRans) nas abordagens dos motoristas que dirigem depois de beber. Seria uma espécie de “Big Brother de Bêbado”, com câmeras que registram imagens em alta resolução e gravam o áudio em uma distância de até 50 metros.
Serão seis câmeras, que já devem ser usadas pelos policiais nas abordagens a partir da segunda quinzena de janeiro e ficarão em fase de teste por menos de um mês. A intenção é oferecer um recurso a mais para a comprovação de embriaguez do motorista. Como no BBB, não se trata de câmeras escondidas e o motorista vai saber que esta sendo gravado. O recurso está previsto no novo texto da Lei Seca.
Desde que as novas regras da lei entraram em vigor no dia 21 de dezembro, no DF o Departamento de Trânsito (Detran) flagrou 27 motoristas dirigindo depois de beber e o BPTrans registrou outros 32 casos. Pela nova lei, quem for pego dirigindo sob efeito do álcool vai pagar multa de R$ 1.925. Até o relato de testemunhas é suficiente para comprovar a embriaguez. O BPTrans admite que ainda é cedo pra confirmar se essas novas regras ajudarão a reduzir os casos.