As passagens subterrâneas sob o Eixão mal passaram por reformas e já estão novamente depredadas. Na travessia da 109/209 norte, por exemplo, além das paredes sujas por garranchos de spray, a iluminação acabou sendo alvo de vândalos. Na 115/215, quem passa pelo local à noite precisa se aventurar por trechos completamente escuros. A situação se repete em vários pontos da Asa Sul e Norte.
O deputado Evandro Garla é o autor da Lei 46.55/2011, que cria o Programa Adote Uma Subterrânea, com o objetivo de aproveitar esses espaços entre os Eixos Rodoviários, Leste e Oeste, na Asa Sul e Norte.
De acordo com a Lei, o processo deverá ocorrer da seguinte forma:
– Limpeza e reparação das passagens;
– contratação de segurança privada 24hs;
– Instalação de painéis de propaganda com proteção contra impactos e outros processos.
Na opinião do parlamentar, as passagens subterrâneas foram construídas para que os pedestres não corressem o risco de serem atropelados, principalmente, no eixo rodoviário, porém quem opta passar por lá pode ser assaltado e se deparar com a comercialização de drogas e usuários de crack. “As passagens subterrâneas poderão ser pintadas com motivos especiais e dá oportunidade para os artistas, artesãos e pequenos eventos da cidade mostrarem o seu talento. As instituições jurídicas que participarem do Programa deverão arcar com os custos de manutenção e conservação desses espaços”, explicou.