DF será pioneiro no uso do número 162

Publicado em: 07/10/2012

Uma iniciativa do Governo do Distrito Federal será adotada pela Ouvidoria-Geral da União e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em todo o país. A Anatel definiu o número único 162 para receber as ligações feitas às ouvidorias públicas municipais e estaduais do país. O Distrito Federal será uma das três primeiras unidades da Federação a usar o novo número, por já ofertar um serviço telefônico desse modelo. A expectativa é que até o final deste ano o 162 esteja disponível no DF, na Bahia e em Minas Gerais.

A proposta do GDF foi apresentada à Ouvidoria-Geral da União e prevê a unificação do serviço, que será gratuito. A expectativa é de que um único número agilize o atendimento nas demais ouvidorias. Ao ligar no 162, o cidadão será transferido automaticamente para o local correspondente a sua demanda.

A ouvidora-geral do DF, Vera Lúcia Coelho de Medeiros, idealizadora do serviço, afirmou que o 162 fortalece o atendimento aos cidadãos que utilizam as ouvidorias. "Esse número vai funcionar como o da polícia, para o qual se liga e logo se é transferido ao serviço de teleatendimento da cidade. Criamos assim uma identidade para as ouvidorias", comentou a ouvidora.

O objetivo é facilitar a memorização para os cidadãos que queiram opinar, criticar, denunciar ou sugerir medidas de políticas públicas. Apenas no primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria-Geral do DF recebeu 70 mil ligações. Mais da metade foram reclamações. As demais comunicavam denúncias, elogios e sugestões. Até o momento, o setor que registrou mais críticas da população na ouvidoria do Distrito Federal foi o transporte público.

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