Telhado sem forro, armários enferrujados, banheiros com vazamentos e fiações expostas, portas enferrujadas e grades danificadas, gaiolas sujas e deterioradas, alojamento dos policiais sem ventilação e goteiras, quando chove. Este é o canil da Polícia Militar Do Distrito Federal.
O local é impróprio para o treinamento dos animais, que precisam ser treinados no aeroporto, rodoviária ou galerias de água. A denúncia partiu de alguns policiais militares, que estão inconformados com as condições precárias, que e oferece riscos para os 70 animais e 90 agentes que trabalham no lugar.
Cada cão custa, em média, R$ 10 mil para o governo, fora os custos do treinamento. Eles participam de patrulhas nas ruas, contenção de rebeliões e combate ao tráfico de drogas. O subcomandante da polícia confirma o problema, mas afirma que uma reforma já está prevista para o início de 2013.
A denúncia foi feita por agentes, que trabalham no canil, mas preferem não ser identificados. Segundo eles, “as condições do alojamento são vergonhosas” e um cão morreu no ano passado vítima de pneumonia, pois o local é frio e tinha vazamentos na época de chuva, devido às condições de higiene e insalubridade.
Leia também:
Final feliz para filhotes de cachorro salvos de incêndio no DF
Denúncias de maus tratos a animais em Pet-Shop de Taguatinga