7 de setembro: “Houve mão mais poderosa. Zombou deles o Brasil.”

Publicado em: 07/09/2012

Já podeis ir à Esplanada dos Ministérios, comemorar a “independência do Brasil”. O tradicional desfile de 07 de setembro, em que o povo brasileiro comemora que “raiou a liberdade no horizonte do Brasil” começou por volta das 9h30, quando a presidente Dilma Roussef (PT) iniciou a celebração oficial do Dia da Independência, com a revista às tropas. 

Após execução dos hinos nacional e da Bandeira pela banda dos Dragões da Independência, a presidente autorizou o início do desfile e foi aplaudida ao passar no Rolls-Royce presidencial, com a capota aberta. A judoca de ouro das Olimpíadas de Londres, Sarah Menezes, apresentou a tocha do fogo simbólico à presidente Dilma. O desfile contará com apresentações culturais e escolares organizadas pelo governo do Distrito Federal e com o desfile militar. 

Brava gente brasileira – Antes do início do desfile, mulheres de integrantes das Forças Armadas protestaram por maior reajuste salarial aos militares, no primeiro palanque destinado aos populares próximo ao espaço destinado às autoridades, portando faixas para atrair a atenção da presidente Dilma Rousseff. Elas reclamam do reajuste de 30% para os próximos três anos e pedem reposição de perdas salariais de 135%. “Dilma investe milhões em Cuba, o mensalão nada na Cachoeira, enquanto o povo brasileiro agoniza nas filas dos hospitais, os militares realizam trabalho escravo e recebem esmolas”, diz uma das faixas. 

Ao lado delas, um grupo de policiais federais, que protesta por melhores salários e segundo o presidente do sindicato dos policiais federais do Distrito Federal, Jones Leal, os cerca de 170 agentes que estão no palanque pretendem virar de costas quando a ala da PF passar em protesto aos colegas que não boicotaram o desfile. “A gente respeita a presidente, jamais iríamos virar as costas para ela”. 

Feministas do grupo de ativistas ucraniano Femen protestaram de topless. Duas foram presas, próximo ao palanque presidencial e levadas para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações, de onde seriam liberadas após prestar depoimento. Uma das ativistas é a paulista Sara Winter, que criticou a ação da polícia. Além disso ela lembrou que no carnaval a nudez é explorada com produto, mas não é tolerada em um protesto.

Também foram realizados o Grito dos excluídos e marchas contra a corrupção.

Parabéns, ó brasileiros – A celebração da independência deve receber cerca de 50 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, ao longo do dia. Atividades para crianças e eventos gastronômicos ocorrem no canteiro central e na Torre de TV, entre 9h e 18h desta sexta. No canteiro central, a Tenda do Circo terá quatro apresentações de teatro de rua, entre 14h e 17h. Na Tenda Estrela, as opções são de gastronomia. Na Praça dos Três Poderes ocorrem visitas guiadas entre 11h e 18h. A cantora Roberta Sá fará apresentação gratuita na Torre de TV a partir das 18h e a fadista portuguesa Marisa arremata as comemorações. 

Até o domingo (09), acontecem eventos de comemoração à Semana da Pátria. A última atividade prevista é o espetáculo teatral “As saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança”, na Funarte, no Plano Piloto. 

Nesta sexta (07), a Esplanada dos Ministérios ficará fechada para o tráfego de veículos e os principais acessos à festa da independência serão os anexos dos ministérios, nas vias N2 e S2. De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), as empresas de ônibus vão ampliar o horário de circulação das 6h às 13h. Também haverá reforço nas linhas que têm como destino ou origem a Rodoviária do Plano Piloto. O Metrô funcionará em horário reduzido, das 7h às 19h. A tarifa cobrada será de R$ 2. 

Programação de 7 de Setembro

Canteiro Central

9h – Desfile de 7 de Setembro

11h – Apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Tenda do Circo – Canteiro Central

14h – Meu Chapéu é o Céu – Companhia Instrumento de Ver/DF

15h – Columpio! – Companhia Rebote/DF

16h – Gigantes de Ar – PiaFraus/SP

17h – O mundo tá virado/Tá que vai ou não vai/Uma banda pendurada/A outra em breve cai – Imbuaça/Sergipe

Tenda da Estrela – Canteiro Central

9h – 18h – Sanduíches naturais, sucos, pastéis, caldo de cana e pizza

Passeio na Praça

11h – 18h

Saída/Chegada: Casa de Chá / Praça dos Três Poderes.

Trajeto: Casa de Chá, Os Candangos, Marco do Tombamento, Museu da Cidade, Espaço Lúcio Costa, A Justiça, O Pombal, Panteão, Pira da Pátria, Pavilhão da Bandeira Nacional.

Torre de TV

18h – 21h – Concerto da Independência. Apresentação das cantoras Roberta de Sá e Marisa, cantora de fado de Portugal.

Artigos relacionados