Nesta sexta, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Em lembrança à data, manifestantes ocuparam a entrada do Palácio do Buriti, reivindicando políticas públicas de inclusão e combate ao preconceito e principalmente participação e protagonismo na discussão sobre o tema. “Nada sobre nós, sem nós”, diz uma faixa.
A deputada Erika Kokay, que apoia o movimento, publicou foto em seu Twitter. “Uma inclusão plena e verdadeira é uma luta diária das pessoas com deficiência! É preciso uma inclusão verdadeira!”, escreveu.
Sejus – Além da manifestação, a data foi comemorada na Praça do Cidadão, na estação de Metrô 114 Sul, durante a manha desta sexta (21), com o oferecimento de outros serviços além dos já disponíveis no espaço criado para o atendimento a idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A ação é da Secretaria de Justiça do DF e contou com a participação de estudantes de nutrição, farmácia e enfermagem, que estiveram aferindo pressão, medindo a glicemia capilar e dando orientações gerais aos presentes.
Também foi apresentado um desfile de moda inclusiva, com roupas desenvolvidas por estilistas preocupados em atender a ergonomia, acessibilidade e o conforto dessas pessoas. O desfile contou com alunos do Centro de Ensino Especial 01 de Sobradinho, e uma apresentação de dança do grupo Surdo Dance.
Além disso, servidores da Sejus estiveram cadastrando pessoas com deficiência para cursos. Estas pessoas receberão currículos profissionais para futuras oportunidades de trabalho.