DF zera fila para transplantes de córnea e de coração

Publicado em: 28/09/2012

Segundo dados do Ministério da Saúde, com 333 cirurgias de transplante, o Distrito Federal é a unidade federativa que apresenta a quarta maior alta, em comparação com o mesmo período de 2011, tendo zerado a espera por transplante de córnea e de coração. Os dados foram divulgados nesta quinta (27), Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos e fazem parte do balanço do número de doações realizadas no primeiro semestre deste ano em todo o país. 

O governador Agnelo Queiroz comemorou a notícia ressaltando que a participação da comunidade foi decisiva. “Capacidade de realizar as cirurgias nós temos, porque, desde o começo da nossa gestão, reestruturamos toda a nossa rede. Então, é fundamental que as pessoas se mantenham solidárias e ampliem essa conquista, que é de todos nós”, disse anunciando que, agora, a meta do governo é realizar transplantes de pulmão. 

Já o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa afirmou que a reestruturação da rede pública de Saúde, promovida desde 2011 é que possibilitou esta conquista. “Quando assumimos a pasta, o transplante de córnea estava descredenciado. O mesmo acontecia com o de rim, e o de fígado estava parado há mais de quatro anos. Os transplantes foram colocados como prioridade deste governo, e hoje nosso programa é destaque nacional”, disse. No início do mês, o DF bateu o recorde de transplantes de coração  

Dados – Além do Distrito Federal, quatro estados se destacaram em aumento percentual: Acre, com 1033%, Amazonas, que aumentou os procedimentos em 217%, Pará, com aumento de 104% e Pernambuco que teve aumento de 74% em transplantes realizados. Em números absolutos, São Paulo está em primeiro lugar, com 4.754 cirurgias realizadas, sendo a maior parte de córnea, com 2.935 operações. Ao todo, 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que torna o Brasil o país com o maior sistema público de transplantes no mundo. 

Os dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, foram realizados 12.287 transplantes no primeiro semestre de 2012, o que representa aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2011. “Esse crescimento reforça o aumento do desejo de doação e confiança da população no Sistema Nacional de Transplantes. Essa combinação é fundamental para que a gente mantenha um crescimento sustentável da doação e reduza as filas de espera por órgãos”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

O transplante de pulmão teve aumento de 100% e o de coração, 29%. O governo federal registrou ainda crescimento do número de transplantes de medula óssea (17%), rim (14%), córnea (13%) e fígado (13%). A quantidade de doadores de órgãos também aumentou: de 997 em 2011 para 1.217 em 2012 (alta de 22%). 

De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, a cirurgia de córnea atingiu 7.777 cirurgias nos primeiros seis meses de 2012, contra 6.891 no mesmo período de 2011, representando aumento de 13%. Além do DF, os estados do Acre, Paraná, Espirito Santo, Rio Grande do Norte e São Paulo já não têm mais lista de espera para esse tipo de transplante. 

Com informações da Agência Brasília.

Leia também:

Herança: Saúde do DF tem 90 dias para apresentar plano de melhorias pedido em 2007

Acordo entre Cade e grupo D’Or congela compra de hospitais no DF

MP aciona GDF por mudança em tratamento de hemofílicos

Artigos relacionados