Detran-DF faz mutirão de licenciamento neste sábado

Publicado em: 29/09/2012

Para atender aos proprietários de veículos que já quitaram todos os débitos e ainda não receberam o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai promover um mutirão de atendimento neste sábado (29), das 8h às 12h. De acordo com levantamento da Secretaria de Fazenda divulgado nessa sexta (28), 20% dos carros da atual frota do DF, que é 1,3 milhão de veículos ainda não quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. 

A fiscalização do licenciamento de 2012 começa no dia 1º de outubro e segundo a autarquia, ainda há mais de 560 mil veículos não licenciados. Até agora, aproximadamente 815 mil veículos foram licenciados, o que corresponde a 59% da frota. Quem for surpreendido nas blitzen com o veículo não licenciado, receberá multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e terá o veículo apreendido. Mesmo que esteja licenciado, a falta do documento obrigatório também é infração, penalizada com multa de R$ 53,20, três pontos na CNH e retenção do veículo. 

O mutirão de atendimento será no Detran-DF do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Quem ainda tiver algum débito, poderá emitir o boleto para pagamento. No mutirão de sábado, apenas os serviços de emissão e consulta referentes ao licenciamento serão disponibilizados. 

Licenciamento – Cerca de 260 mil veículos do Distrito Federal ainda não quitaram o IPVA, cujo pagamento é requisito para a emissão do CRLV de 2012. A segunda via do IPVA pode ser emitida na página da Secretaria de Fazenda. O tributo pode ser pago em agências do Banco Regional de Brasília (BRB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, a segunda via do IPVA é atualizada, com acréscimos 10% de multa sobre o valor do imposto, juros de mora de 1% ao mês e atualização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Artigos relacionados