Uma operação para recuperar umagrande área de terra no Sol Nascente teve início na manhã deste sábado. Aerosão fica no fim da avenida córrego das corujas, no trecho 03 do Sol Nascente.Recuperada, a área degrada pela erosão dará mais segurança aos moradores daregião, que temiam pela segurança, sobretudo de crianças. 25 caminhões daNovacap fazem transporte de material retirado da pista de construção do VeiculoLeve sobre Trilhos (VLT), no Gama, para aterrar a cratera, com cerca de 30 metrosde profundidade e 15, de largura.
A operação de governo é uma iniciativado deputado Chico Vigiante, líder do Bloco PT/PRB, um fiscalizador atento dosproblemas do DF. O deputado chegou cedo ao local, acompanhado do administradorregional Ari de Almeida, um parceiro de Vigilante na busca por melhoriasconstantes para a Ceilândia e do diretor de Operações da Novacap, ErinaldoSales.
“O papel de um deputado étambém o de levantar as demandas, identificar a necessidade de solução dosproblemas, e encaminhá-los ao Poder Executivo em busca de uma resposta rápida”,aponta o parlamentar. E acrescenta: “Não adianta apenas criticar, é precisobuscar solução e trabalhar em parceria com governo, o grande executor das obrasnecessárias e que beneficiarão diretamente a população”.
Morador da Ceilândia há 33anos, Chico é um assíduo frequentador do condomínio Sol Nascente e realizareuniões constantes com os moradores, representados pelas liderançascomunitárias. O aterro da área degrada pela erosão, neste sábado, por exemplo,é resultado de uma reunião ocorrida há cerca de 90 dias.
Outra obra em andamento nocondomínio é o asfaltamento da pista em frente ao Centro de Ensino FundamentalNo. 28, no Sol Nascente, que teve início nessa segunda-feira. O parlamentaresteve na instituição há 15 dias para um levantamento de demandas emergenciaisjunto com Erinaldo Sales e a diretora da instituição, professora Gláucia.
Uma das principais vias do SolNascente, a avenida córrego das corujas está sendo completamente restaurada. Emfase de finalização, a obra de duplicação e asfaltamento da via também foi umainiciativa de Vigilante depois de ouvir os moradores. Eles reclamavam dadificuldade de veículos de grande porte ao local e do risco iminente deacidente por conta do acesso por meio de mão única. Duplicada, o trânsito naavenida agora flui naturalmente, permitindo até a entrada de ônibus no local, queantes era impossível.
Outro benefício levado àcomunidade é a iluminação. Antes cheia de ligações clandestinas e áreasinteiras sem energia. A realidade no Sol Nascente agora é outra. O condomínioencontra-se quase completamente iluminado. “Ainda há muito a ser feito, mas nósestamos neste caminho no sentido de trabalhar para atender a necessidade da comunidadede extrema carência”, observa Chico. E completa que o Sol Nascente está nocaminho da regularização.