Depois de três meses de seca, enfim choveu no Distrito Federal na última sexta (21), mas conforme questionamos, o DF não estava preparado. Além dos alagamentos nos pontos costumeiros e das enxurradas de lixo, a Companhia Energética de Brasília (CEB) recebeu mais de 850 ocorrências por falta de energia em diversas regiões do DF.
A CEB informou que 32 equipes foram para as ruas para regularizar o fornecimento, mas que a interrupção não foi total em nenhuma das regiões. O tempo mínimo de reparo teria sido de oito horas, de acordo com a Companhia, entretanto, por volta das 18h deste sábado, nossa reportagem passou pela região do aeroporto e havia algum tumulto em semáforos apagados e uma equipe da CEB por perto tentava normalizar a situação.
Apagões – Mesmo sem chuva, os apagões têm sido uma constante no DF. No último dia 5, um apagão deixou as regiões do Guará 1 e 2, Vicente Pires, Lúcio Costa, Arniqueiras, Octogonal, SIA e parte do Cruzeiro sem energia elétrica por cerca de uma hora, por conta de uma falha na linha de transmissão entre duas subestações.
Em agosto, outro apagão atingiu a Asa Sul, Cruzeiro, Octogonal e o Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) também por uma hora, devido a um problema no abastecimento de Furnas para as três subestações que atendem essas áreas.
Reajuste – Enquanto não aumenta a qualidade do serviço prestado, aumenta a conta de energia. Na última quarta (19), a Câmara Legislativa do DF aprovou aumento de 8% na tarifa da conta de luz referente à contribuição de iluminação pública e o reajuste começa a valer em janeiro de 2013. Cerca de 407 mil contribuintes residenciais que gastam até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês não precisarão pagar a contribuição.