A deputada Eliana Pedrosa (PSD) recebeu nesta quinta-feira (23) a visita do treinador e atletas da única equipe brasiliense de basquete de cadeirantes, a Sociedade Esportiva Phoenix. Eles estão em busca de apoio para participar do Campeonato Brasileiro da categoria, que será realizado entre os dias 10 e 14 de outubro em Vitória, no Espírito Santo.
Treinador da equipe, André Luiz Silva de Queiroz conta que falta tudo às atletas. Segundo ele, não há nenhum incentivo para que as atletas sigam praticando o esporte. “Tínhamos uma equipe com 21 atletas, mas hoje contamos com apenas 18. Algumas desistiram por conta da dificuldade e pela falta de equipamento”, contou.
Hoje, a equipe do Phoenix treina em uma escola pública em Taguatinga Sul. No entanto, não há estrutura adequada e nem equipamentos para tirar o melhor desempenho das atletas. “Não temos rodas reservas e nem ataduras. Ou seja, se alguém se machuca ou um pneu fura, o treino precisa ser interrompido imediatamente”, afirmou.
Transporte e mobilidade urbana também foram temas da conversa. Membro da Comissão Especial do Transporte Público Coletivo do DF, Eliana afirmou que os parlamentares estão trabalhando para melhorar o transporte no DF. De acordo com ela, hoje são necessárias várias mudanças nas cidades para que cadeirantes sejam contemplados. “As ruas não estão preparadas para acolher um cadeirante. Estamos trabalhando em todos os projetos de transporte que passam pela Câmara para adequá-lo a esta realidade”, informou Eliana.
Para ajudar entre em contato com a equipe Phoenix:
E-mail: institutosocialphoenix@gmail.com