Em menos de 15 dias no Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) na Asa Norte, foram cinco fugas. Nesta segunda (25), o Diário Oficial do Distrito Federal publicou a nomeação de Renato Villela de Souza como chefe da Unidade e ele terá pela frente a missão de superar uma crise de gestão da unidade.
O GDF anunciou na semana passada, através da Secretaria da Criança e do Adolescente um pacote de medidas para o sistema socioeducativo visando melhorias. Segundo Rejane Pitanga, titular da pasta, a troca de direção do Caje integra o processo de desativação da unidade (+aqui).
Pitanga anunciou ainda a transferência de 20 meninas internas do Caje para o Ciago (Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras), no Recanto das Emas, região administrativa do DF. Além disso, o GDF informou que três novas unidades de internação devem ser construídas em São Sebastião, Brazlândia e Santa Maria.
Fugas – As duas últimas fugas de internos do Caje foram neste domingo (24). Dois menores fugiram pelo telhado, de acordo com informações da Polícia Militar. Rejane Pitanga informou que a fuga teria sido por volta de 8h30, mas que não houve rebelião. “Não se sabe ainda como ocorreu a fuga. Agentes da unidade estão tentando encontrá-los. Hoje é dia de visitas, então estamos tentando não espalhar pânico”, disse a secretária.
Na quinta (21), um jovem de 17 anos fugiu da UIPP por volta das 16h, no horário do banho de sol. Antes disto, outros dois adolescentes, de 16 e 17 anos, fugiram da unidade durante a madrugada. Na ocasião, o Sindicato dos Agentes do Caje informou que no fim de semana anterior também houve uma tentativa de homicídio no local.