Polícia investiga origem de mancha de óleo no Paranoá

Publicado em: 19/06/2012

Nesta segunda (18), Ivan Dantas, delegado-chefe da Delegacia Especial do Meio Ambiente do Distrito Federal (Dema), informou que abrirá um inquérito para investigar um derramamento de óleo no Lago Paranoá, registrado na 5ª Delegacia de Polícia neste domingo (17) pela Polícia Ambiental. A polícia ainda não identificou o tipo de óleo e não tem estimativa do tamanho da mancha.

Na área onde a substância foi derramada, foram encontrados peixes mortos. A mancha está nas proximidades das margens do Setor de Clubes Norte. Segundo Ivan,  ainda não é possível apontar se foi acidental ou provocado. “Há duas suspeitas iniciais: o óleo pode ter vindo da rede de águas pluviais que desembocam no lago ou o ter origem em algum barco”, informou. Ainda segundo ele, há um barco afundado no local do derramamento e várias obras próximas à margem.

A assessoria de imprensa da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Nocavap) afirmou que um técnico foi enviado para o local nesta segunda (18), para apurar se houve dano na rede de águas pluviais ou na rede de esgoto e que caso o problema seja detectado na rede de águas pluviais, o órgão tomará as providências necessárias. Já o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) afirmou també,m por meio de sua assessoria de comunicação que aguarda a realização de análise técnica do derramamento de óleo para se pronunciar.

A Dema irá fazer perícia no local e a água coletada será analisada pela Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (Caesb). O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias. A pena para quem comete crime ambiental pode variar entre um e cinco anos de prisão.

Artigos relacionados