Nesta terça (29) um grupo de concursados da Saúde entre administradores, técnicos em administração técnicos em laboratório e fisioterapeutas, procurou a deputada Celina Leão (PSD) para pedir o apoio da parlamentar em suas contratações. Neste mês de maio a Secretaria de Saúde nomeou quase 900 concursados da Saúde, mas alguns segmentos não tiveram novas contratações, apesar de haver carência.
Um dos exemplos de área com carência de profissionais é a fisioterapia, que tem 718 vagas para ser preenchidas, mas dos 300 aprovados no concurso aptos a assumir o cargo, apenas 60 foram nomeados. Celina Leão defende que existem recursos orçamentários para a contratação de todo o grupo.
Vagas e carências – Na reunião com o grupo, a deputada se comprometeu em encaminhar um requerimento solicitando informações da Secretaria de Saúde, para obter um detalhamento das lacunas em todas as carreiras da área e o número de concursados aptos a serem efetivados. Celina quer ainda que a SSE-DF elabore um calendário para as nomeações. “Vamos pedir uma audiência com o secretário de Administração para garantir que todas as carências da Saúde no DF sejam supridas”, afirma a parlamentar.
Celina diz ainda que a saúde no DF está longe de ser prioridade no governo de Agnelo Queiroz (PT). A parlamentar ressalta que faltam profissionais nos hospitais abarrotados de pessoas à espera de atendimento, sendo que há concursados aptos a assumir essas vagas.
Quando o GDF aventou a terceirização das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), a deputada Celina representou no Ministério Público para impedir a terceirização e garantir a efetivação dos concursados. “Terceirizar a Saúde é o mesmo que assinar um atestado de incompetência. Nossa luta valeu a pena, quase 900 concursados foram nomeados”, observa.