Após novas ameaças de terrorismo contra estudantes da Universidade de Brasília (UnB), os corredores do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte, onde funciona grande parte das aulas dos cursos de Ciências Sociais, estão praticamente vazios nesta sexta (13). As ameaças foram publicadas na internet, com promessas de um atentado para 13 de abril.
A maioria dos textos prega intolerância racial, religiosa e de gênero. As ameaças contra alunos dos cursos da área de ciências sociais da UnB começaram durante as férias de verão. Uma investigação conjunta das polícias Civil, Militar e Federal levou dois suspeitos à prisão (veja matéria), mas mesmo assim, as ameaças continuam sendo postadas em redes sociais.
As ameaças têm feito com que cada Departamento decida como lidar com o problema. Nesta sexta, os cursos de Psicologia, Sociologia e Antropologia suspenderam as aulas. Já na faculdade de Comunicação uma parte dos professores dispensou os alunos e as faltas estão sendo abonadas.
De acordo com informações da assessoria de comunicação social da UnB as polícias Federal, Civil e Militar foram acionadas e durante esta sexta (13) há agentes rondando o campus à paisana, a procura de suspeitos e uma varredura foi feita em vários pontos da instituição.
Leia abaixo nota divulgada pela Reitoria:
Nota da Reitoria sobre a segurança no campus Darcy Ribeiro
A reitoria da Universidade de Brasília informa que reforçou a vigilância no campus Darcy Ribeiro e acionou as autoridades de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal) a respeito dos boatos de ameaças de bomba contra a UnB que estão circulando nas redes sociais desde ontem. Contactadas pela Administração Superior, as forças de segurança enviaram equipes para o campus, realizaram detalhada varredura e não encontraram nenhum indício de perigo Como precaução, no entanto, durante todo o dia de hoje o policiamento foi reforçado na UnB e um grupo da Reitoria está destacado para acompanhar o caso. O reitor pede a todos que não alimentem boatos, informem movimentações suspeitas para os telefones abaixo e repudia ataques contra o ambiente plural, produtivo e democrático que é a UnB.
João Batista de Sousa
Reitor em exercício da UnB
TELEFONES DE CONTATO
DAC – 3107-0219 3107-0218 3107-0217
SEGURANÇA – 31075841