O deputado Brizola Neto (PDT-RJ) foi anunciado como novo ministro do Trabalho nesta segunda (30) e deverá tomar posse na próxima quinta (03). Ele foi nomeado após uma espera de quase cinco meses, desde a saída do ex ministro Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, que aliás era a única barreira entre o convite informal e uma chamada oficial (+aqui). Desde então, estava à frente da pasta Paulo Roberto Paim, secretário executivo.
Pela manhã, a presidente se reuniu pela manhã com o ex ministro, que deixou o cargo em dezembro do ano passado na esteira de denúncias de irregularidades e da chamada faxina ética no Palácio do Planalto (+aqui). Após a conversa, Dilma convidou oficialmente Brizola Neto, que aos 33 anos, é o mais novo ministro da Esplanada.
Carlos Daut Brizola, o novo ministro é neto do proeminente político Leonel Brizola, que faleceu em 2004 e assumiu o nome Brizola Neto em referência ao avô. Nascido em Porto Alegre, Neto é deputado desde 2006. A escolha dele significa uma ação da presidente no sentido de privilegiar a relação com a Força Sindical, a segunda maior central sindical do país, da qual Brizola Neto é bastante próximo, através do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força.
Nas redes sociais, a indicação de Neto estava sendo comemorada pelos blogueiros, como "um destemido blogueiro no Planalto".