Sonda russa deve cair na terra essa semana

Publicado em: 09/01/2012

A sonda russa Phobos- Grunt está “à deriva” no espaço desde seu lançamento em novembro e deve cair na Terra no fim da próxima semana, segundo informações da Agência Espacial Europeia (ESA). Uma falha após entrar em órbita impediu que a nave seguisse viagem e completasse sua missão, que era estudar uma das luas de Marte.

Segundo a agência espacial russa Roscosmos, pedaços da Phobos-Grunt deverão reentrar na atmosfera inteiros. Entre20 e 30 partes intactas têm possibilidade de atingir a superfície, como por exemplo a cápsula de retorno que foi projetada para trazer amostras lunares de Marte. Ao todo, cerca de 200 quilos das mais de 13 toneladas de massa da sonda chegarão à terra.

A queda da Phobos –Grunt está sendo monitorada por estações de rastreamento espalhadas pelo mundo para que, quando ela se aproximar, as previsões quanto à queda sejam mais precisas. A expectativa é de que a queda seja em 15 de janeiro, mas não dá para os cientistas preverem onde cairão esses pedaços.

Após o lançamento da nave espacial no espaço, a Agência Espacial Europeia e a NASA tentaram estabelecer contato com,  sem sucesso. No mês passado foi feito o anúncio de que a missão falhou, mas os cientistas russos afirmaram que vão usar esta experiência para lançar outra nave a Marte e esperam realizar a missão na nova tentativa.

Trinta aeronaves ou missões não conseguiram chegar a Marte sem sucesso antes da sonda russa.

Foto e informações, French Tribune.

Artigos relacionados