Sites deletam contas que violam direitos autorais

Publicado em: 24/01/2012

O 4shared tomou a iniciativa de apagar contas de usuários que mantém conteúdos que violam direitos autorais. O site de compartilhamentos mais usado pelos brasileiros tomou a medida, após a prisão dos empresários do Megaupload. Tudo que possa ser comprometedor para a empresa está sendo extirpado do banco de dados. Segundo o Alexa, página que mede o tráfego na internet o 4shared é o 22º site mais acessado no Brasil. O Megaupload está em 27º na mesma lista. 

Outros sites, como o Video BB, File Jungle, Upload Station e File Post também resolveram se antecipar e estão limpando seus servidores de arquivos que possam ser considerados pirataria.

World War Web – Na última quinta (19) o FBI (Federal Bureau of Investigation) tirou do ar o site de compartilhamento de arquivos, o Megaupload e quatro dos executivos responsáveis pelo site foram presos, sob acusação de pirataria. Três diretores devem ser processados pelo mesmo crime. Em protesto, o grupo de “hacktivistas” Anonymous tirou do ar diversos sites.

Um dia depois de a guerra virtual ter sido deflagrada, o senador Harry Reid, líder da maioria no Senado adiou na sexta (20) a votação do projeto de lei antipirataria Sopa (Stop Online Piracy Act) e o próximo passo do Congresso estadunidense deve ser uma reunião de Líderes da Câmara, para discutir medidas de abrandamento do parágrafo da legislação. Ainda assim, o grupo Anonymous afirma que só acaba com a guerra, quando o serviço do Megaupload.com for reestabelecido.

Sopa – A polêmica lei Sopa traz a possibilidade de dar ao governo estadunidense novos poderes para a repressão da pirataria na Internet. A legislação proposta, proibiria empresas dos Estados Unidos, de fornecer publicidade financiamento, links ou outras formas de assistência a sites estrangeiros envolvidos na pirataria e daria ao Departamento de Justiça poderes para interferir no funcionamento desses sites.

Leia Mais:

Artigos relacionados