Faixa exclusiva para ônibus na EPTG começa a funcionar hoje (31)

Publicado em: 31/01/2012

Nesta terça (31) começa a funcionar nesta terça-feira a faixa exclusiva para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A faixa será utilizada apenas por linhas semiexpressas de ônibus da rede pública de transporte, que devem circular sem paradas, nos dois sentidos, de acordo com informações do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Os circulares que fazem paradas para desembarque na via, devem continuar circulando pelas marginais.

A expectativa é que a faixa exclusiva reduza até sete minutos no tempo da viagem de quem segue para o Plano Piloto e Taguatinga nas linhas semiexpressas. A faixa deve organizar o fluxo, porém não resolve o problema dos pontos de afunilamento da via, sendo apenas um paliativo. "Os problemas de afunilamento, tanto em Taguatinga como na região da Octogonal, vão continuar existindo porque a frota é rigorosamente a mesma. O que vai acontecer é o deslocamento de pequena parte dessa frota da marginal para a faixa central", afirmou Marco Antônio Campanella diretor do DFTrans.

EPNB – A Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) também passou a ter 8 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus desde 27 de dezembro. As faixas separadas por uma linha branca funcionam nos dois sentidos da via, que vão do viaduto do Pistão Sul, em Taguatinga, ao viaduto da Candangolândia. Desde ontem (30) táxis, veículos de transporte escolar e ônibus semi-urbanos e interestaduais já podem utilizar o corredor exclusivo.

O DFTrans deu mais uma semana de prazo antes de proibir a circulação de caminhões de pequeno, médio e grande porte, nos horários de pico, das 6h às 10h e das 17h às 20h, na via, já que  as placas de sinalização não estão prontas. Além disso, a decisão tem que ser publicada no Diário Oficial para começar a valer. O DFTrans informou ainda que a partir de 13 de fevereiro, os veículos que transgredirem o corredor de ônibus serão multados em R$ 53,23, além de perder  três pontos na carteira.

A faixa exclusiva deve beneficiar cerca de 70% das pessoas que trafegam pela estrada. Segundo o DFtrans, a expectativa é diminuir a viagem desses passageiros em até 20 minutos. As estatísticas do órgão dão conta de que 80 mil carros trafegam pela EPNB diariamente. 

Foto, Agência Brasília.

Artigos relacionados