Hugo Chávez saiu com uma nova teoria da conspiração. Hoje (08) o presidente da Venezuela disse que os Estados Unidos “inventaram” os ataques que estariam sendo preparados por Irã, Venezuela, Cuba e Nicarágua. As novas acusações foram feitas no programa Alô Presidente retomado neste domingo após uma pausa. “Isso tem que ser visto com cuidado, é uma ameaça contra nós”, disse.
Durante seu programa, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez ainda disse que “o império ianque” lhe causa risadas ao recomendar que os países evitem relacionar-se com o Irã e sugeriu ao presidente estadunidense, Barack Obama, que se ocupe dos problemas de seu país. “Obama, dedique-se mais aos problemas de seu país que são muitos. Nós somos livres, os povos da América Latina jamais estarão presos e dominados pelo império ianque”, bradou.
No programa, o presidente não comentou nada sobre a expulsão da consulesa venezuelana em Miami, Livia Acosta Noguera. Ela foi acusada de envolvimento , em um complô iraniano anos atrás, segundo um documentário do canal Univisión.
O porta-voz para a América Latina do Departamento de Estado, William Ostik anunciou que Livia é considerada persona non grata e tem até terça-feira para deixar os EUA. Coincidência ou não, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad está indo visitar a Venezuela e Chávez, em 13 anos de presidência viajou nove vezes ao Irã.
Câncer – Recentemente, as estatísticas de câncer em chefes de estado sul-americanos fizeram Hugo Cávez levantar a hipótese de uma teoria da conspiração. Ele afirmou que não acharia estranho se os EUA tivessem desenvolvido uma tecnologia para induzir ao câncer e ninguém soubesse disso até agora.
A declaração foi feita durante discurso realizado diante das Forças Armadas venezuelanas. “É muito difícil explicar o que está acontecendo conosco na América Latina, mas não deixa de ser estranho, muito estranho”, disse completando que o suposto plano americano talvez seja descoberto em 50 anos. “Não sei, só deixo para reflexão”, disse.