Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Jornalista faz declarações higienistas no DFTV 2 edição

Postado por Simone de Moraes

1/12/2011 2:19


Crédito:

O apresentador da segunda edição do DFTV da afiliada brasiliense da Rede Globo, Antônio de Castro encerrou o jornal desta quarta (30) com uma declaração no mínimo preconceituosa, pra não dizer higienista. Ao comentar o aumento de moradores de rua que vivem na via L3 Norte, próximo à UNB, o jornalista disse que as famílias que ali vivem espalharam móveis pelo terreno e generalizou afirmando que todos fazem uso de álcool e causam confusão e que precisavam ser retirados do local.

De acordo com o último levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), 2.365 pessoas vivem em situação de rua na capital do país. Entre eles, 38,2% estão no Plano Piloto. A Asa Norte concentra 38,3%.

Um aviso a quem prega e apóia as políticas higienistas: em outubro último, numa entrevista ao Correio Braziliense, a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio descartou a adoção de uma política pública que tenha como objetivo retirar das ruas mendigos e invasores de áreas públicas. “Nosso trabalho não é fazer higienização social. Essas pessoas têm dramas próprios e estão nas ruas, principalmente, porque estão desempregadas ou por desavenças familiares”, disse Arlete ao Correio.

Dados da Sedest –

» 76,4% — porcentagem de homens nas ruas

» 81%    — têm mais de 18 anos

» 13,6% — adultos que declararam fazer uso contínuo de drogas

» 79,5% — passam a noite em locais públicos

» 68,9% — nasceram em outros estados do país

» 41,3% — cursaram até a 4ª série do ensino fundamental

Onde vivem

Plano Piloto — 38,2%, dos quais:

» 37,3% — Região central

» 38,3% — Asa Norte

» 24,4% — Asa Sul

Taguatinga — 19,9%

Ceilândia — 9,7%

Núcleo Bandeirante — 2,1%

(Visited 1 times, 1 visits today)