Eliana propõe instituto para estudo e formação política no DF

Publicado em: 08/12/2011

O Partido Social Democrático (PSD) pode reproduzir no Distrito Federal a ideia de se estudar, por temas, questões relacionadas à política na capital federal. A sugestão foi feita pela deputada Eliana Pedrosa nesta quarta-feira (07) ao presidente regional da sigla Rogério Rosso, durante o lançamento do Espaço Democrático – fundação do PSD nacional criada para estudar temas nacionais e promover eventos de formação política.

De acordo com Eliana, a formação política deve abranger não apenas os filiados ao PSD, mas também toda população interessada em aprender e debater sobre temas políticos que levem à melhoria do DF. “O cidadão está afastando-se da política. O brasiliense está decepcionado com seus representantes. É papel do PSD buscar resgatar homens e mulheres de bem e colocá-los como atores do jogo político, não como espectadores passivos a quem cabe, apenas e sempre, pagar a conta”, defendeu.

Assim como o Espaço Democrático, o instituto do DF terá conselhos temáticos integrados por personalidades de alta qualificação em diversos campos de conhecimento e da administração. Esses conselhos vão debater temas relacionados ao DF e encaminhar propostas que irão balizar a atuação da agremiação em suas atividades parlamentares e executivas.

O que diz respeito à formação política, a sugestão está no estudo de temas como história política do DF, sistemas eleitorais (voto majoritário, voto proporcional, voto distrital, sistema misto, coligações) e partidos políticos. Toda a bancada do PSD no DF, que inclui as deputadas Liliane Roriz e Celina Leão, além do deputado Washington Mesquita, prestigiou o evento.

Temas a serem trabalhados

O lançamento do Espaço Democrático contou com palestras do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O presidente nacional da sigla, prefeito Gilberto Kassab (SP), mostrou-se satisfeito com a iniciativa.

O PSD nacional apresentou os temas a serem trabalhados: Política Econômica; Emprego e Trabalho; Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente; Previdência; Saúde; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento e Inclusão Social; Administração Pública; Educação; Ozires Silva; Justiça e Cidadania; Infraestrutura e Energia; Política Externa e Comércio Exterior; Cultura; Pacto Federativo e Tributação; Esportes; e Inteligência e Mídias Digitais.