Audiência Pública na Câmara dos Deputados debate conflito sobre Santuário dos Pajés

Publicado em: 10/11/2011

O acirramento do conflito sobre o Santuário dos Pajés, no Setor Noroeste, novo bairro de Brasília, levou a deputada Erika Kokay (PT/DF) a convocar uma audiência pública para esta quinta-feira (10/11), às 9h30, no Plenário 09 da Câmara dos Deputados (Anexo II).

O requerimento da deputada foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM).

Entre os convidados estão o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, a juíza federal Clara Mota dos Santos, o presidente da Terracap, Marcelo Piancastelli, e o líder indígena Santxiê Tapuya.

Os confrontos no Setor Noroeste aumentaram desde meados de outubro, quando as empreiteiras iniciaram os trabalhos numa área de 50 hectares reivindicada como terra tradicional indígena pela etnia Fulni-ô Tapuya.

Neste local está localizado o Santuário dos Pajés, que tem um valor inestimável não só para os Fulni-ô Tapuya, como também para diversas outras etnias. Índios de todo o Brasil, em passagem pela capital federal, encontram no Santuário dos Pajés uma referência místico-cultural importante.

As denúncias de violação dos direitos humanos no local remontam a 2009, quando um indígena foi espancado e uma das famílias teve a casa incendiada.