Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Câmara sedia exposição “O Realismo Fantástico de Vasconcellos”

Postado por Simone de Moraes

16/10/2011 19:04


Crédito:

Na próxima segunda-feira (17) a Câmara Legislativa volta a sediar uma exposição em seu espaço cultural.  “O Realismo Fantástico de Vasconcellos”, ocupará o salão do plenário e será aberta oficialmente às 19h30. A exposição será a primeira de artes plásticas a ocupar o espaço localizado no salão do plenário da Câmara Legislativa. Composta por 30 quadros do artista plástico Vasconcellos, mineiro radicado na Dinamarca desde a década de 70, após longa perseguição pelo regime militar, a mostra ficará aberta à visitação até o dia 11 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto finais de semana e feriados. A entrada é franca. A concretização do espaço cultural é resultado do acordo de cooperação técnica realizado em junho deste ano entre a Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa.

A obra de Vasconcellos traz uma carga dramática na construção do tema com percepção crítica da realidade circundante e da sua representação mimética, na qual o elemento humano tem papel principal. Trabalha com o elemento feminino, com o infantil, ou mesmo com adulto, sempre com extrema sensibilidade. Uma característica que chama atenção em suas obras é a luz, o contraste entre o claro e o escuro. Vasconcellos utiliza uma técnica mista na qual a espátula se sobrepõe ao pincel na aplicação do óleo ou do acrílico, trabalhando a resina vegetal em que a mistura pigmentada traz os efeitos cromáticos à tela, dando assim característica única ao artista.

O artista – Premiado e reconhecido mundialmente, Vasconcellos fez questão de acompanhar pessoalmente a montagem de suas obras na Câmara Legislativa e garante que estará presente na abertura da mostra. Ele expõe frequentemente em galerias e museus na Europa, no Oriente e no Brasil e vem anualmente ao país para matar as saudades e trazer as novidades de sua produção artística. Já expôs duas vezes na Câmara dos Deputados. Em 2008, com “O Realismo Mágico de Vasconcellos” e, neste ano,  a mesma exposição agora apresentada na Câmara Legislativa, “O Realismo Fantástico”, porém, com algumas novas colagens e trabalhos em técnica mista, como as séries “Decameron” e “Los Carnavales”.

“O tema segue caminhos já visitados pela minha fantasia onírica e telúrica, mas abre novas janelas e portas para um universo ainda não totalmente explorado. Sigo na linguagem dos sonhos e dos símbolos. Muitas das telas agora apresentadas resultam de um novo mergulho no universo mágico do consciente coletivo, apontando aqui e ali certos arquétipos comuns a todos nós e resgatando os fantasmas adormecidos no canto da memória de cada um”, diz Vasconcellos.

A série ”People From My Dreams” é o exemplo mais claro desse mergulho. “Sigo buscando, por meio da arte que desenvolvo, responder as perguntas que a aida me faz todos os dias, recriando a universalidade das imagens, dos símbolos comuns ao ser humano através de uma cromoterapia cada vez mais comprometida com a magia propiciatória”, revela.

Acordo de cooperação – Para o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), a parceria pioneira no Legislativo local com a Câmara dos Deputados é de suma importância para a Casa e vai contribuir para aproximar ainda mais a Câmara Legislativa da sociedade por meio da cultura e do aperfeiçoamento do processo legislativo. Patrício lembra ainda que o acordo de cooperação firmado com a Câmara dos Deputados tem o objetivo de propiciar intercâmbio técnico-científico, social, museológico, histórico, artístico e cultural entre as duas casas legislativas.

O deputado demonstra empolgação ao falar da exposição de quadros de Vasconcellos, escolhida para ocupar o espaço cultural da Câmara Legislativa. “A Casa sente-se honrada em disseminar um pouco da história relevante de Vasconcellos, artista plástico de traço meticuloso, realçado com detalhes e reconhecido em vários países, principalmente na Europa”, elogia.

Serviço

O Realismo Fantástico”, exposição do artista plástico Vasconcellos.

Local: Salão do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Visitação: de 17 de outubro a 11 de novembro de 2011, de segunda à sexta, das 9h às 18h, exceto finais de semana e feriados. Entrada franca.

Abertura: dia 17 de outubro, às 19h30

 


José Coury Neto – Coordenadoria de Comunicação Social
Foto: Silvio Abdon/CLDF
(Visited 3 times, 1 visits today)