Câmara em Pauta CCJ aprova projeto que muda regras para acesso por cotas nas universidades públicas do DF
Compartilhar
Tweetar

CCJ aprova projeto que muda regras para acesso por cotas nas universidades públicas do DF

Publicado em: 28/09/2011

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na reunião ordinária realizada hoje (27), o projeto de lei da deputada Eliana Pedrosa (DEM) que altera a Lei 3.361/04, que reserva 40% das vagas nas universidades e faculdades públicas para alunos oriundos das escolas públicas do DF.

Pela mudança proposta pela deputada, o direito às cotas deixa de ser exclusivo para quem cursou integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Se aprovado, o projeto garantirá vagas aos que cursaram pelo menos o ensino médio nas instituições públicas do Distrito Federal. “A ideia é abrandar a restrição, permitindo que mais alunos tenham acesso ao ensino superior”, explicou a deputada.

Ao todo, a CCJ aprovou sete projetos, entre eles o da deputada Rejane Pitanga (PT), que determina aos órgãos da Administração Pública direta e indireta e à iniciativa privada a observância do nome social de travestis e transexuais, em consonância com os princípios constitucionais.

Também foi aprovado o PL nº 493/11, do Executivo, que introduz alterações na lei que criou o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, para aprimoramento da norma e ajustá-la aos preceitos constitucionais.

Outros quatro projetos incluem festas e datas no Calendário Oficial de Eventos do DF, como o Arraiá do Formigão, no Gama; o dia do Produtor Rural e a celebração de São Luiz Orione, padroeiro do Itapoã, todos de autoria da deputada Eliana Pedrosa (DEM). O outro projeto, do deputado Joe Valle (PSB), inclui no calendário o Encontro de Foliões da Festa do Divino Espírito Santo.

Donalva Caixeta Marinho – Coordenadoria de Comunicação Social
(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados