Na manhã desta terça-feira, foi realizada a solenidade de abertura  do curso de panificação do Centro de Atendimento Juvenil Especializado  (CAJE). Entre outras autoridades, estiveram presentes o secretário da  Criança, Dioclécio Campos Júnior, o secretário do Trabalho, Glauco Rojas  Ivo, e o secretário da Juventude do Distrito Federal, Fernando  Nascimento.
O curso terá a duração de três meses e será  promovido também no Centro de internação Granja das Oliveiras (CIAGO) e  no Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (CIAP). Ao todo,  75 socioeducandos aprenderão o ofício de padeiro e confeiteiro, buscando  uma futura inserção no mercado de trabalho.
Na ocasião, o secretário da Criança lembrou que a  privação da liberdade não impede que todos os outros direitos dos  adolescentes estejam garantidos, como o acesso à educação, à saúde, ao  lazer e à formação profissional. “Reafirmo, em nome do governador, o  compromisso com a aplicação de um novo sistema socioeducativo,  oferecendo mais oportunidades de qualificação”, ressaltou.
Na opinião da diretora do CAJE, Maria Beatriz  Carvalho, esse momento marca uma mudança importante no atendimento  dispensado aos adolescentes autores de atos infracionais. “É um sonho  que está sendo colocado em prática. É muito bom ver o empenho do governo  do DF em adotar uma nova perspectiva na aplicação das medidas  socioeducativas”, afirmou.
Segundo a adolescente Gabriela*, de 16 anos, o curso  representa uma opção a mais para investir em seu futuro profissional.  Ela pensa em cursar Direito, mas acredita que todas as oportunidades  devem ser aproveitadas. “Essa é uma ótima chance para conseguir um  emprego. Vou dar o meu melhor para que possa progredir sempre”, frisou.
* O nome foi alterado em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente
 
								






