Reage Brasília – O Debate

Publicado em: 31/07/2011

O Comitê Ficha Limpa _ DF, tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a gestão pública no sentido de conferir transparência e moralidade aos atos emanados pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como de outros organismos oriundos de segmentos sociais que exerçam influência sobre os já citados. Duas vertentes do referido movimento já conquistaram espaços de credibilidade na sociedade justificando a sua existência com a consequente realização de algumas metas, em pauta na sua agenda de eventos, quais sejam: o projeto Ficha Limpa e o movimento “Adote um Distrital” que está acompanhando a atuação dos parlamentares na Câmara Legislativa de Brasília.

Em prosseguimento aos trabalhos para a efetivação de outros objetivos propostos pelo grupo, está sendo colocada em prática outra série de eventos, que prevê a participação da população do Distrito Federal e dos diversos organismos e associações de interesse público.

No dia 06 de agosto de 2011, a partir de 8h30, o comitê irá coordenar um debate sobre questões cruciais que demandam providências urgentes no sentido de esclarecimentos e ações para estabelecimento da moralidade e comportamento ético das instituições públicas.

Tema: Participação da sociedade no combate à corrupção

Expositores:

Sylvio Costa – jornalista e mestre em Comunicações pela Universidade de Westminster (Londres). Atuou como repórter, editor, redator e chefe de reportagem em diversas editorias, de várias redações. Entre elas, Folha de S. Paulo, IstoÉ, Correio Braziliense e Gazeta Mercantil. Também foi produtor free lancer da BBC (em Londres), professor do Iesb e consultor da ONU (em Brasília). Recebeu 12 prêmios de jornalismo. É o diretor e fundador do site Congresso em Foco.

Chico Sant’Anna – jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, com pesquisa em Integração Latino-americana e Imprensa, Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação, pela Universidade de Rennes 1, França, com pesquisa em Comunicação Legislativa. Atuou como repórter e ou editor na Folha de São Paulo, TVs Globo e SBT, Revista Manchete, Rádios Manchete e Capital e como free lancer para a Isto É. Ex-professor de Telejornalismo do IESB, Ceub e UnB. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas do DF entre 1992 e 95 e foi vice presidente das seguintes federações: Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Latino-americana de periodistas (Felap) e Internacional dos Jornalistas (FIJ). Atualmente, editor responsável pelo programa Diplomacia, revista de Política Internacional da TV Senado, onde é jornalista concursado há 18 anos.

Henrique Ziller, 52 anos, casado, pai de duas filhas, formado em Comunicação Social pelo Ceub, Mestrando em Administração Pública pela UnB, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União e presidente do Instituto de Fiscalização e Controle.

Cleomar Manhas, Graduada em Letras Português- Bacharelado pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é assessora política – Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, políticas públicas, criança e adolescente, educação popular. Atua, ainda, na formulação de materiais de formação e na facilitação de oficinas, além de acompanhar, no Parlamento, a legislação referente à área de educação.

Mediadora: Simone de Moraes, jornalista, radialista e educomunicadora, é formada pela Universidade Federal da Bahia, atuou em diversos órgãos da imprensa escrita, falada e televisada da capital baiana, atualmente reside em Brasília, onde é diretora e editora do site Câmara em Pauta, que tem como objetivo a cobertura exclusiva dos trabalhos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Inscrições: Facebook – Adote Um Distrital ou Email: adoteumdistrital@uol.com.br

Endereço: SAS Qd 05 Bloco “N” Edifício OAB – Auditório do Centro Cultural Evandro Lins e Silva

Contato: 061 8491 6653