Estudantes mobilizados na fiscalização dos Distritais

Publicado em: 31/07/2011

Os alunos das 6ªs, 7ªs e 8ªs séries do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga, através do projeto idealizado pelo Professor Davi Silva Fagundes de História, desenvolvem desde março 2011 – monitoramento dos trabalhos e projetos dos Deputados Distritais da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O Projeto, único do Distrito Federal, promove o despertar da Cidadania participativa e desenvolvimento da Consciência Política entre os estudantes, condição essencial aos futuros eleitores do Distrito Federal.O Projeto contempla também os Deputados Federais e os Senadores da República, da bancada do Distrito Federal.Conforme orientação do Professor Davi Fagundes, os Estudantes escolheram um Parlamentar nos vários níveis do Poder Legislativo – Distrital – Federal e Senado.

Após os contatos iniciais por e-mail e telefone com os Parlamentares, estes devidamente informados da adoção, os Estudantes estão fazendo um acompanhamento semanal das atividades dos Parlamentares.Em uma parceria inédita entre a Escola e a Coordenação do Adote Um Distrital, os Estudantes serão multiplicadores nas turmas que estão inseridos. De acordo com o projeto, os Estudantes receberão informações das ações dos Parlamentares e repassarão aos seus colegas de sala.

Os estudantes também  irão colaborar com o ranking dos deputados, mensalmente os estudantes irão monitorar  o twitter e o site de cada deputado conforme metodologia criada pelo Adote Um Distrital.Fagundes, destacou que se não lembra em nenhum momento da História Política do Distrito Federal, onde Estudantes acompanharam ações e projetos dos Deputados e Senadores.

O Objetivo do projeto Individual Permanente – Adote um Parlamentar é desenvolver uma maior aproximação entre a comunidade (Estudantes – Juventude) e os Poderes Legislativos nos três níveis na República – frisou.
O Professor Davi Fagundes se colocou a disposição dos interessados para replicar esse projeto em outras Escolas e Diretorias Regionais do Distrito Federal.

Fonte: Adote um Distrital