Abacaxi para descascar

Publicado em: 17/07/2011

O Governo do Distrito Federal terá mais um abacaxi para descascar nessa segunda-feira. Cerca de 60 famílias estão acampadas desde a madrugada de sábado (16) em área pública nas margens da BR-070, perto de Ceilândia. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) assume a autoria do acampamento, e segundo Edson Francisco da Silva, dirigente nacional do MTST, os acampados são moradores de Ceilândia e Brazlândia que não tem onde morar e protestam contra a mudança na lista de distribuição de lotes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

No final da tarde de ontem (16), tratores e uma escolta policial estiveram no local do acampamento, para remover os barracos, mas pouco depois a ação foi cancelada. Uma reunião de negociação está agendada  nesta segunda-feira (8) com o secretário de Habitação, Geraldo Magela. De acordo com Francisco da Silva, os ocupantes não têm para onde ir. “A ordem do governo é nos tirar daqui, mas nós não temos para onde ir. São pessoas que moravam de aluguel, moram de favor na casa de familiares, em áreas de risco ou até mesmo na rua”, declarou o dirigente.

Pente fino também desagrada

O GDF anunciou essa semana à atualização dos dados de todos os inscritos no programa para recebimento de moradias da Codhab. Mesmo as pessoas que já tinha cadastro antigo, serão obrigadas a se recadastrarem, como também as cooperativas que terão que seguir critérios de pontuação, e não mais decidem quem recebe os imóveis.

O pente fino no cadastro segundo declaração do deputado Chico Leite (PT), “Nunca passou por revisão e os técnicos do governo já detectaram muitos casos de inscritos que não atendem aos requisitos para participar do programa. A ânsia justa por moradia não pode voltar a sustentar currais eleitorais”, afirmou o deputado distrital.