Nota da redação do Câmara em Pauta

Publicado em: 27/06/2011

Nós as “carpideiras” do Câmara em Pauta, Simone de Moraes e Thaís Sprovieri, informamos ao caríssimo escriba, que não existem autores anônimos em nosso portal. Nossas matérias são publicadas “à luz do Sol” e “sem se deixar intimidar”. Por isso mesmo, todos os textos são assinados conforme se observa abaixo do título de cada manchete.

Afirma a sabedoria popular, senhor editor, que ‘em terra de cego quem tem olho é rei’. Como em sua nota afirmou que “no Distrito Federal, quem tem um olho só, não é rei”, cabe lembrá-lo que o Distrito Federal também não é uma terra de cegos, para fazer tal analogia. Aqui é preciso dois olhos para dispor sobre o que, de fato, representa a expressão de uma sociedade organizada.

Generalizar o papel do jornalismo alternativo apenas como um paladino da moralidade  é ter apenas ‘um olho’, voltado para o fenômeno do espaço democrático das redes sociais. É muito lírico crer que a imprensa independente “não cria fantasias”, e só se pauta em denunciar malfeitos e malfeitores, no papel de mártir.

Nós do Câmara em Pauta,  cremos que a população de Brasília nada tem de cega. E sim, está com ‘os DOIS olhos arregalados’ e as ‘mãos atadas’. A sociedade presencia cotidianamente, a costumeira, e obsoleta, forma de se fazer política que tenta manipular a informação com factóides e inverdades.

Não por acaso, nossa proposta de oferecer uma nova perspectiva de cobertura, principalmente da política local, tem sido muito bem aceita, já que não temos vínculos político-partidários, ou interesses fisiológicos.

Nosso trabalho é árduo e remonta um tempo de pesquisa e observação, porque somos “carpideiras” de um novo jornalismo, independente, sério, e realmente comprometido com a sociedade.

Por não acreditarmos que vivemos numa “terra de cegos”, é que mantemos os dois olhos bem abertos, não para ser rei, mas por questão básica de sobrevivência.  Enfim, senhor editor, sem lógica ou verve, “terra de cegos”, “olho”, “rei”…

O nosso abraço fraterno!

Thaís Sprovieri

Em tempo: Simone de Moraes estava dormindo em sua residência, com um olho aberto, enquanto eu escrevia essa resposta.