Distritais analisam convocação do Secretário da Criança

Publicado em: 29/06/2011

Os deputados distritais analisam na quarta-feira (29) o pedido de convocação do secretário da Criança do DF, Dioclécio Campos Júnior, para depor na Comissão de Assuntos Sociais. A proposta é de autoria da presidente da Comissão de Assuntos Sociais, deputada Liliane Roriz (PRTB), que solicita explicações sobre a situação dos conselheiros tutelares no DF. A votação ocorre às 10 horas da manhã, na Rodoviária do Plano Piloto, durante sessão itinerante da comissão.

Os representantes dos conselhos estiveram na semana passada na Câmara Legislativa para pedir apoio dos distritais à categoria. “A Câmara Legislativa promoveu uma audiência pública para discutir todos os problemas da categoria e dos conselhos tutelares, mas ninguém do governo se prontificou a aparecer. Com a convocação aprovada, não haverá mais mistérios e o GDF terá de desmistificar essa história”, justificou a autora da proposta. A categoria reivindica reajuste salarial, regulamentação da profissão e a criação de uma coordenação colegiada, responsável por gerenciar os conselheiros.

A paralisação dos conselheiros tutelares do DF começou dia 31 de maio e terminou no último dia 10. No entanto, o atendimento está reduzido em vários pontos do DF. Na última terça-feira, parlamentares e membros dos conselhos tutelares do DF saíram, juntos, em caminhada até o Palácio do Buriti, para discutirem com representantes do GDF o atendimento imediato às reivindicações para a melhoria do atendimento às crianças e adolescente em todo o DF.