Finalmente CPI da Saúde aterrissa na Câmara

Publicado em: 22/04/2011

O requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a situação da Saúde no Distrito Federal, finalmente  vai ser publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira. A informação foi dada com exclusividade ao Câmara em Pauta, pelo Presidente da Casa, deputado Patrício. O requerimento da instauração da CPI é das deputadas distritais Liliane Roriz (PRTB) e Celina Leão (PMN), e pede a investigação das possíveis ilegalidades acontecidas na Secretaria de Saúde, no período de 2007 a 2011.

A CPI pretende focar sua atenção na terceirização da gestão do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na contratação de reprografia, no superfaturamento para aquisição de medicamentos, na demora em nomear  os concursados, e na infecção hospitalar e utilização de leitos de UTI das unidades particulares.

O requerimento para instalação da CPI da Saúde estava em discussão na Mesa Diretora da Casa, porque o regimento interno da Câmara Legislativa determina que somente duas comissões podem funcionar simultaneamente, e de acordo com a ordem cronológica de chegada. A existência dos três requerimentos para abertura das CPIs, DFTrans, PróDF e Saúde, geraram  muita discussão e finalmente  na última quarta-feira (dia 20), pressionado pelo Colégio de Lideres, a Mesa Diretora decidiu-se pela abertura da CPI da Saúde.