Criada a Frente Parlamentar do Esporte na CLDF

Publicado em: 07/04/2011

Por Diogo Ramalho: O Dia Mundial da Atividade Física, 6 de Abril, foi escolhido pelo Deputado Distrital Evandro Garla (PRB) para a criação da Frente Parlamentar do Esporte com o slogan “o esporte tem o poder de inspirar e unir as pessoas”.

A solenidade realizada no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal contou com a presença de atletistas como o pugilista e Deputado Federal Acelino Popó, Rebeca Gusmão, dentre dezenas de atletas, representantes de federações atléticas, representantes do Governo, vários parlamentares e estudantes e atletas de todo o Distrito Federal que lotaram o plenário e galeria da Casa.

Assim que abriu os trabalhos da Frente Parlamentar pelo Esporte no DF o Deputado Evandro Garla exibiu um vídeo aos presentes relatando a história de Nelson Mandela e o papel fundamental que o Esporte teve na transformação social da África do Sul.

O parlamentar ressaltou que o esporte é um ferramenta fundamental para afastar o jovem das drogas. Citando a si próprio como um exemplo do quanto o esporte pode transformar vidas, Evandro disse que foi através de um movimento esportivo que foi salvo e hoje é um parlamentar. “O esporte é um instrumento fortíssimo de transformação social”, concluiu o deputado.

O deputado Chico Vigilante, líder do PT na CLDF, ressaltou o orgulho de ter um parlamentar como Evandro Garla na atual legislatura e elogiou a iniciativa. Para Vigilante é um absurdo o BRB destinar milhões em recursos para os clubes profissionais e nada ser destinado ao esporte amador. O parlamentar ressaltou ainda que investindo-se em esporte economiza-se muito mais do que se gastaria tratando a saúde de jovens viciados em crack, e que o esporte torna a vida das pessoas mais saudáveis diminuindo problemas de saúde.

O Secretário de Esporte do GDF Célio René Trindade disse que o Distrito Federal tem como Governador um ex-ministro dos esportes e que o assunto é uma das prioridades para o atual governo. Para o secretário muito mais importante que construir estrutura para a Copa do Mundo e vilas olímpicas, é desenvolver uma política para o esporte nos próximos 10 anos.

A falta de uma política para o esporte e que não mude de rumo de acordo com os ventos políticos de cada governo foi a principal crítica levantada por vários presentes e pela Presidente da Federação de Atletismo de Brasília que enfatizou também que o esporte escolar precisa ser priorizado.

O ponto alto da solenidade foi a fala do Pugilista, Deputado Federal pela Bahia e recém empossado como Presidente da Frente Parlamentar do Esporte na Câmara Federal, Acelino Popó. O ex-atleta e hoje parlamentar emocionou a platéia ao contar o quanto o esporte foi fundamental na sua vida. Popó contou que ia no médico para que ganhasse uma atadura nas mãos porque não tinha recursos para treinar e que foi uma oportunidade que teve aos 13 anos de idade que mudou sua vida. “As pessoas só querem uma oportunidade, não querem dinheiro inicialmente, elas querem oportunidade.”

Popó salientou ainda que hoje o traficante é o ídolo dos jovens nas comunidades mais carentes e que o esportista tem que assumir este lugar dando o exemplo de que o sonho é sempre possível com determinação e perseverança, tendo como prova disso, os 4 títulos mundias que conquistou.

Ao final da solenidade o presidente da Frente Evandro Garla homenageou a atleta Carmem de Oliveira e disse que onde houver grupos que queiram discutir uma política para o esporte do Distrito Federal, a Frente Parlamentar do Esporte da CLDF estará presente fomentando o debate e colaborando para o desenvolvimento do Esporte no DF com o objetivo de Brasília vir a ser a capital do Esporte.