Câmara Legislativa realiza homenagem pelo dia Internacional da Mulher

Publicado em: 15/03/2011

O dia 8 de março celebra um marco histórico da luta feminista. A data traz à tona toda a trajetória pela superação de injustiças sociais entre os sexos, vivenciadas pelas mulheres. Com vistas à importância desse dia, a Câmara Legislativa realizou uma seção solene, presidida pela deputada distrital Rejane Pitanga (PT), em homenagem às mulheres brasileiras. Um quadro de personalidades femininas, de destaque na cidade, compareceu à cerimônia. Antes do início da seção, se apresentaram o grupo de dança Tambor de Crioula, de Sobradinho, e a cantora Flora Mesquita.

Na composição da mesa nomes de peso: Olgamir Ferreira, secretária de Estado da Mulher; Arlete Sampaio, secretária de Desenvolvimento Social; Regina Vinhais, secretária de Educação; Samanta Sallum, secretária de Comunicação; Mailine Alvarenga, diretora da Polícia Civil; Mônica Ferreira loureiro, delegada da DEAM (Delegacia de Atendimento Especializado da Mulher); Maria Cláudia Azevedo de Araújo, presidente do Conselho de Mulheres da OAB; Maria das graças de Sousa secretária de Mulheres da CUT. Ilza Maria Queiroz, esposa do Governador Agnelo, também esteve presente.

Na abertura do evento, Rejane Pitanga relembrou a façanha das mulheres na busca por direitos de igualdade e ainda falou sobre o propósito do evento. “É muito importante que a Câmara Legislativa reflita os anseios de uma sociedade que tem profundas desigualdades. Essa seção tem um enorme significado”, afirmou. A deputada ainda citou dados atuais onde mulheres ainda são minoria nos postos de trabalho, sofrem a desigualdade salarial em relação aos homens, mesmo possuindo um maior grau de escolaridade.

Todas as convidadas da mesa fizeram uso da palavra. Para Olgamir Ferreira, secretária de Estado da Mulher, a representação das mulheres ainda é, proporcionalmente, pequena. “A participação está aquém da ideal, somos a maioria da população”, citou. Arlete Sampaio, secretária de Desenvolvimento Social, lembrou do momento particular que o Brasil vive com a primeira presidenta e suas propostas. “A erradicação da extrema pobreza diz respeito a elevar as condições da mulher Brasileira”, explica.

Durante a ocasião, ficaram expostos painéis com fotografias que expunham mulheres vítimas de violência, mostrando que, políticas públicas, como a Lei Maria da Penha, foram um avanço social. O governo de Agnelo também foi citado como referência por ter colocado em prática várias políticas de proteção à mulher, como a criação da secretaria de Mulheres, por exemplo. “Mesmo sendo apartidária tive muito apoio do governador e das mulheres da cidade”, disse Samanta Sallum, secretária de Comunicação.

Dentre todos os parlamentares, os únicos representantes masculinos no evento, foram os deputados Olair Francisco (PTdoB), Wasny de Roure (PT) e Israel Batista (PDT).