Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade recebe a Avenida da Ciência

Publicado em: 20/10/2019

A partir desta segunda-feira (21), o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, recebe a Avenida da Ciência – Mundo MCTIC, uma exposição que reúne todas as entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em um espaço interativo com o objetivo de mostrar a ciência que é feita no Brasil. O evento, que inclui a Avenida da Ciência, será parte integrante da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de divulgação científica do país.

Com mais de 180 expositores e 21 mil m² de área, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia-a-dia da ciência, com a reprodução de experimentos, equipamentos das Forças Armadas como tanques e um caça da Força Aérea, estúdios de rádio e TV e muitas outras atrações.

“A proposta desse ano para o evento será a mais brilhante que já vimos”, diz o coordenador-geral de Popularização da Ciência do MCTIC, Ivo Leite. “Teremos um palco com vista de 360 graus e muitas oficinas distribuídas pelo espaço do pavilhão.” A ideia, afirma o coordenador, é que a população de Brasília abrace a SNCT parte da cidade. Para isso, os institutos de pesquisa, entidades vinculadas ao MCTIC e suas secretarias prepararam também um ciclo de palestras que acontecem durante toda a semana do evento.

As oficinas de construção de foguetes e de robótica são destaques na programação. Para participar, os visitantes devem levar duas garrafas PET vazias de 2L e de 500 ml para essas oficinas, respectivamente.

O evento, que vai até o dia 27 de outubro, é realizado pelo MCTIC em parceria com as secretarias de Ciência e Tecnologia e Educação do Governo do Distrito Federal.  A entrada é gratuita e o evento estará aberto das 9h às 20h de segunda a sábado e domingo das 10h às 20h. Confira a programação acessando a nossa área de downloads ou clicando aqui.

SNCT 2019

O tema escolhido para esta edição da SNCT 2019 é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. O evento conta com milhares de atividades realizadas por todo o país, com o objetivo de popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica.

A semana é realizada pela Coordenação de Popularização da Ciência do MCTIC em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. Representantes de instituições interessadas em participar da SNCT já podem se cadastrar no site do evento: https://semanact.mctic.gov.br/

Em julho foi publicada a Chamada Púbica CNPq/MCTIC nº 09/2019, com um valor total de R$ 5 milhões para apoiar projetos relacionados à SNCT. A Chamada conta com duas linhas de apoio: Linha A – projetos estaduais: valor de R$ 100.000,00 e número mínimo de municípios atendidos; e Linha B – projetos intermunicipais: valor de R$ 20.000,00 e mínimo de dois municípios abrangidos. Em 2018, foram apoiados 198 projetos em todo o país. Foram alcançados 1.506 municípios brasileiros, nos quais 1.594 instituições desenvolveram mais de 94 mil atividades.

Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma das ferramentas mais importantes do MCTIC para promover a popularização da ciência no país. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que reúnem centenas de instituições com o objetivo de de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

O tema da SNCT 2019 vai trazer ao debate o potencial para o uso sustentável de uma de suas maiores riquezas do Brasil, a biodiversidade. Fomentar o trabalho consciente e social da ciência e tecnologia vai ampliar o alcance do conhecimento do público sobre recursos naturais e sua preservação, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas aos tema.

A motivação para a escolha do tema se baseia, entre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Fome Zero; Boa Saúde e Bem-Estar; Água Limpa e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Emprego Digno e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Consumo e Produção Responsáveis; Combates as Alterações Climáticas; Vida Debaixo D’água; e Vida Sobre a Terra.