Dia do Cerrado traz à tona problemas ambientais do DF

Publicado em: 09/09/2015

A Câmara Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (9), sessão solene para comemorar o Dia do Cerrado, por iniciativa dos deputados Cristiano Araújo (PTB) e Telma Rufino (sem partido). A solenidade contou com a presença de bombeiros, ambientalistas, professores e estudantes e foi palco de discursos em defesa do cerrado.

Telma Rufino lembrou a importância da preservação de nascentes e apresentou um vídeo documentando a limpeza de um córrego no Setor Arniqueiras. "A população se organizou para limpar aquela importante riqueza natural e ali foi encontrado muito lixo e até mesmo despejo de esgoto. Se não tomarmos providências em relação a problemas como aquele, depois não teremos como voltar atrás", alertou. O deputado Cristiano Araújo lembrou a importância do cerrado brasiliense para o país: "Nós abrigamos um enorme potencial aquífero e uma enorme quantidade de animais, como abelhas e borboletas".

O professor Bernardo Verano, do curso de graduação em gestão ambiental do Icesp, observou que o DF é a terceira unidade da Federação em área destruída do cerrado. "Perdemos apenas para São Paulo e Mato Grosso, que desmatam para fins agropecuários. No nosso caso, o desmatamento é causado principalmente pela ocupação imobiliária desordenada", apontou. Bernardo disse ainda que "é preciso conscientizar a população sobre como a preservação de unidades de conservação traz benefícios sociais e econômicos para todos".

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do DF, Hamilton Santos Esteves Júnior, ressaltou o trabalho realizado pela corporação no controle de queimadas. "Na semana passada atuamos em seis dias de combate intenso ao fogo. Felizmente, hoje temos uma boa estrutura, com duas aeronaves e viaturas específicas", afirmou.

Éder Wen