Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

UNB terá Comissão da Verdade

Postado por Simone de Moraes

17/07/2012 14:22


Crédito: Arquivo UnB

A Universidade de Brasília (UnB) terá uma comissão interna da verdade para analisar os casos de repressão na instituição durante a ditadura militar (1964-1983), para apurar o desaparecimento de estudantes. A proposta é concluir os trabalhos até o primeiro trimestre de 2014 e encaminhar os dados à Comissão Nacional da Verdade, que apura violações ocorridas entre 1946 e 1988.

Ainda esta semana, deve ser publicado ato da reitoria, criando a Comissão interna na UnB. A criação da comissão foi uma ideia de professores e alunos das faculdades de história e direito. De acordo com professor Cristiano Paixão, um dos autores da proposta, a ditadura teve reflexos dentro da universidade. “A Universidade de Brasília foi muito afetada pela ditadura. Nós estamos no centro do poder, a UnB é um projeto vanguardista, à frente do seu tempo. Então, os militares perceberam que ela seria muito desafiadora ao regime”, afirma.

Para o reitor da UnB, José Geraldo, é fundamental as instituições recuperarem sua história, daí os esforços da universidade nas investigações sobre os desaparecidos. No começo deste mês, a UnB promoveu um seminário sobre a Operação Condor – pacto militar ocorrido entre os governos do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e Chile para identificar os que se opunham às ditaduras.

(Visited 2 times, 1 visits today)