Compartilhar
Tweetar

Serviço de Limpeza Urbana no Distrito Federal também é cultura

Publicado em: 29/06/2012

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), além de trabalhar para manter o Distrito Federal limpo, é engajado também com a cultura. Através de dois grupos de teatro formados por servidores, eles desenvolvem trabalhos de educação ambiental para crianças, adolescentes e adultos.

Defensores do Planeta – Um dos grupos, o Defensores do Planeta, foi criado em 2006, quando a Escola Classe de Santa Maria convidou o Núcleo de Orientação do SLU para fazer uma palestra sobre lixo e coleta seletiva e assim surgiu o teatro de bonecos voltado para o público infantil, que conta com personagens como Dona Natureza, Dr. Reciclagem, Sujão, Joaninha e Mariazinha.

Nas apresentações, o grupo discute assuntos como os cuidados com meio ambiente, manejo do lixo, reciclagem e coleta seletiva. Por meio de músicas e brincadeiras, as crianças interagem com os personagens e aprendem sobre a preservação do meio ambiente, conscientização da importância do aproveitamento do lixo através da reciclagem, além da contribuição para formar uma sociedade participativa. De 2006 até hoje, a peça já foi assistida por mais de 70 mil pessoas de todas as idades.

Contatos com o Defensores do Planeta pelo telefone 92158604 ou e-mail sluteatrodefensoresdoplaneta@gmail.com e o blog do grupo. 

Arte Seletiva – Outro grupo, o Arte Seletiva, criado em 2007, orienta a população sobre a importância da conservação do meio ambiente. Eles misturam música, dança e comédia na hora de mostrar um tema fundamental para a humanidade, que é o manejo do lixo.

O grupo nasceu através de um desafio lançado pela direção geral do SLU aos servidores do Núcleo de Orientação (Nuori) e os integrantes fizeram oficinas para ator e confeccionaram os cenários a partir de material reciclável. Baseado nas experiências profissionais e pessoais de cada um, o grupo criou um texto chamado “A Riqueza do Lixo”, peça educativa para orientar a população sobre os procedimentos do manejo do lixo de uma forma leve e engraçada.

O Arte Seletiva é formado apenas por Adailton Germano e Sônia Vieira e desde a fundação já se apresentaram para um público de aproximadamente 40 mil pessoas. Para contatá-los, tem o telefone 85611551 e o e-mail grupodeteatroarteseletivaslu@live.com, além do blog do grupo. 

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03