Compartilhar
Tweetar

Gurgel se explicará à CPMI por escrito

Publicado em: 15/05/2012


Nesta terça (15), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, que investiga ligações entre Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agente públicos e privados aprovou requerimento para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel dê explicações por escrito sobre a demora na abertura de inquérito para investigar o elo entre o contraventor e parlamentares, que ele teve conhecimento desde 2009 na Operação Vegas.

Os deputados e senadores aceitaram o argumento de Gurgel de que, como acusador no caso, o depoimento à CPMI poderia culminar em impedimento e afastá-lo do processo. À imprensa, Gurgel tem dito que não pediu a abertura de inquérito em 2009, porque não considerou haver indícios suficientes de crime por parte de parlamentares. Quem arquivou o caso e suspendeu as investigações foi a subprocuradora Claudia Sampaio, esposa de Gurgel.

Os integrantes da CPMI também entraram em acordo para não votar o requerimento de convocação de Claudia Sampaio e de Gurgel, até que o procurador responda aos questionamentos por escrito. Foram encaminhadas a Gurgel cinco perguntas, a serem respondidas em um prazo de cinco dias para respondê-las.

Nesta segunda, a PF divulgou nota oficial negando que tenha pedido arquivamento das investigações, como informou a subprocuradora à imprensa.

 “Diante da nota da Polícia Federal publicada ontem e diante de notícias de jornal, entendemos que a CPI não pode ficar sem conhecer oficialmente a versão do Ministério Público. Não podemos acreditar que o órgão do Ministério Público vai dialogar conosco por meio de jornal”, afirmou o deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPMI.

Veja abaixo as perguntas encaminhadas a Gurgel.

A -Em que circunstâncias chegou à Procuradoria-Geral da República a investigação sobre a Operação Vegas em IP – 42/2008, da Justiça Federal de Goiás?

B – Em que data o inquérido referido chegou à Procuradoria?

C- Diante dos indícios verificados no curso da investigação – reconhecidas a representação para instauração do inquérito número 3430/2012 no Supremo Tribunal Federal, em que figura Demóstenes Torres – quais as providências adotadas pela Procuradoria-Geral da República no mencionado inquérito?

D – Em que data e em quais circunstâncias teve conhecimento da Operação Monte Carlo (IP 89/2011 da 11ª Vara da Justiça Federal de Goiânia?

E – Diante dos indícios verificados no curso da investigação – e igualmente reconhecidas na representação para instauração do inquérito 3430-2012 do STF, já referido – quais as providências adotadas à época pela Procuradoria Geral da República no mencionado inquérito?

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03