Compartilhar
Tweetar

Unesco vem a Brasília para fiscalizar preservação do projeto urbanístico da cidade

Publicado em: 09/03/2012

 

 

Na próxima terça (13), chegam a Brasília os especialistas indicados pela Unesco, para verificar como está a preservação do projeto urbanístico da cidade, que foi tombada pelo patrimônio histórico em 1987. Luís Maria Calvo, argentino e Carlos Sambrício, espanhol, estarão na Capital Federal até o sábado (17) e devem se reunir com autoridades brasileiras e representantes da sociedade civil organizada. A última missão da Unesco em Brasília foi há 11 anos.

Os consultores virão à cidade em missão solicitada pelo Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, em Paris, que recebeu denúncias de agressões à concepção da cidade e em junho de 2011 ficou definido que uma equipe viria verificar os problemas que comprometem o projeto original e ouvir as explicações de representantes do governo do DF e do governo federal.

A missão deve analisar o desenvolvimento do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico, ver como está sendo feita a proteção da área tombada, verificar o processo de regularização do comércio, principalmente na Asa Sul, onde há os puxadinhos e invasões a áreas públicas e analisar o impacto dos projetos para a Copa de 2014 e até o projeto do Plano Diretor de Ordenação Territorial (Pdot).

O Plano Piloto recebeu alterações que causam uma série de problemas e comprometem o projeto original. Irregularidades como “puxadinhos”, coberturas irregulares, cercados, e falta de vagas de estacionamento na área central devem ser analisadas pela missão, para que a Unesco decida se Brasília permanece na lista do Patrimônio Histórico Mundial.

Os especialistas devem sobrevoar a cidade e visitar pontos como o comércio, as superquadras residenciais, a área central onde funciona o centro do poder e verificar as construções ao longo da margem do Lago Paranoá. Com base na legislação distrital e federal, os consultores devem analisar a preservação do projeto original e recomendar o que deve ser feito quanto a Brasília enquanto patrimônio histórico. O relatório da visita deve sair no dia 6 de abril e irá nortear a decisão de manter ou retirar Brasília da lista do Patrimônio Mundial.

Imagem, reprodução.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03