Câmara debate hoje política salarial dos servidores do GDF

Publicado em: 29/03/2012

A Câmara Legislativa abre as portas do plenário nesta quinta-feira, às 19h, para um debate esclarecedor e promissor. Com o tema “Política Salarial dos Servidores Públicos do GDF, observando a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Fundo Constitucional do DF”, a audiência pública deve reunir, principalmente, funcionários das áreas de educação, saúde e segurança.

A deputada Eliana Pedrosa (PSD), que presidirá os trabalhos, analisou o atual cenário do funcionalismo para fazer o pedido de audiência. Segundo ela, hoje existe uma confusão quanto aos números apresentados pelo governo e pelas entidades de classe. “O encontro é uma oportunidade para que se esclareça essa desavença. Além disso, temos de pensar na greve dos professores e na operação tartaruga realizada pela segurança pública”, justificou.

Tanto professores quanto policiais e bombeiros militares são pagos com recursos do Fundo Constitucional do DF. A greve nas escolas já passa dos 15 dias e os números da criminalidade avançam desde que a segurança resolveu fazer operação tartaruga. As duas categorias reivindicam, principalmente, aumento salarial e justificam os movimentos com números do Fundo.

Já o GDF afirma, categoricamente, que não pode oferecer nenhum reajuste este ano para não estourar o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Quem sabe desta audiência podemos tirar um entendimento sobre o Fundo e a LRF que possa levar ao encerramento da greve e também à retomada de 100% dos serviços das nossas forças de segurança”, apostou Eliana Pedrosa.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no DF, José Eudes de Oliveira, já confirmou presença na audiência pública. Os secretários Luiz Barreto (Planejamento), Denílson Bento (Educação), Wilmar Lacerda (Administração Pública) e Marcelo Piancastelli (Fazenda) foram convidados, mas ainda não confirmaram presença.