Combate contra bullying pode receber reforço no DF

Publicado em: 29/03/2012

 

 

O combate ao bullying no ambiente escolar pode receber um importante reforço nos próximos dias, com a aprovação do Projeto de Lei 156/2011, nesta quarta (27), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal e aguarda votação em plenário. O PL 156 cria a Política de Combate ao Bullying nas escolas públicas e particulares do DF e foi apresentado pelo deputado licenciado Cristiano Araújo (PTB), atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, coordenador da campanha “Bullying, Aqui Não!!” e representante do DF na Frente Parlamentar Nacional de Combate ao Bullying, no Congresso Nacional.

Cristiano avalia que os números relativos à pratica do bullying são alarmantes e que tem sido agravados pelo uso das redes sociais como ferramenta de violência e que no DF esta situação não tem sido combatida devidamente. Ele cita o Censo do IBGE-2010, onde o DF figura como a campeã entre as capitais em número de casos de bullying, seguida de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). “As outras cidades já criaram suas leis para impedir a evolução do problema. Precisávamos agir aqui no DF e agora estamos muito perto disso”, disse.

O PL busca a criação de meios para que esse tipo de violência, muitas vezes distantes do cotidiano dos adultos, seja combatido em todos os âmbitos. Ainda segunda a pesquisa do IBGE, em Brasília, o maior número de casos ocorreu nas escolas particulares: 35,9%, contra 29,5% nas escolas públicas, e é mais frequente entre os estudantes do sexo masculino (32,6%) do que entre os escolares do sexo feminino (28,3%).

Artigos relacionados