Bancada do PT/PRB na CLDF destina R$3 milhões em emendas para manutenção de parques do DF

Publicado em: 08/12/2011

Boa notícia para o meio ambiente. Os parques do Distrito Federal receberão um mega incentivo para o ano que vem. Os deputados do Bloco PT/PRB na Câmara Legislativa: Chico Vigilante, Rejane Pitanga, Patrício, Chico Leite, Wasny de Roure, todos do PT, e Evandro Garla (PRB) decidiram doar 30% de cada uma das emendas, R$600 de cada um, o equivalente a R$3 milhões para a manutenção dos parques do Distrito Federal.

O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, se reuniu com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão e o presidente do Ibram, Nilton Reis, na manhã desta quinta-feira (09/12). Vigilante representou a bancada e entregou um ofício simbolizando a doação do recurso nas mãos do secretário Eduardo Brandão.

Ao todo, as emendas do Bloco PT/PRB serão destinadas para três áreas: meio ambiente, Universidade Distrital e Creches. Elas serão votadas no orçamento deste ano pela Câmara Legislativa até o próximo dia 15.

“A nossa decisão é no sentido de ajudar a cuidar dos nossos parques, que estão abandonados há muitos anos sem nenhum incentivo dos governos anteriores. Este governo tem o compromisso de conservar os regularizados e criar de fato os que não existem e mantê-los para evitar a degradação ambiental e a destruição do patrimônio público”, disse Chico.  “Ano que vem a gente pretende repetir a ação e aí decidiremos como será feito, mas as deste ano estão garantidas”, adiantou o parlamentar.

Para Eduardo Brandão, o recurso será fundamental para a Secretaria trabalhar a recuperação dos parques, 68 em todo o Distrito Federal. Segundo ele, manter os espaços de conservação ambiental, em alguns casos de lazer também, é exatamente a maior preocupação do governo.  “Há 15 anos não tínhamos a criação de um parque no DF e neste governo já conseguimos regularizar quatro. Mas mantê-los recuperados é um desafio e esse recurso, neste sentido, é um primeiro passo para a garantia desta qualidade. Se não mantermos nossos parques, não adianta criar porque logo se deteriora”, explicou Brandão.

No próximo dia 17, o governador do Distrito Federal entrega à comunidade da Asa Sul uma reivindicação de mais de 10 anos, o Parque Múltiplas funções em pleno funcionamento. O local conta com circuito de Cooper, academia para terceira idade e toda infraestrutura para um lazer saudável aos moradores da região.