CIAP promove formatura de socioeducandos

Publicado em: 15/07/2011

Na última semana, o Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (CIAP) realizou a cerimônia de formatura de 13 socioeducandos. Além de familiares dos alunos, também estiveram presentes na solenidade funcionários do Centro e representantes da Administração Regional de Planaltina, da Universidade de Brasília (UnB), da Secretaria da Criança, da Secretaria de Educação e da Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
De acordo com a diretora do CIAP, Gabriella Ferreira, neste semestre houve diminuição nas ocorrências disciplinares e no número de faltas. Para ela, o interesse crescente dos alunos pelas atividades escolares indica que o investimento em educação tem dado resultados. “O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa está privado apenas do direito de ir e vir. Ele precisa ter todos os outros direitos garantidos, como o acesso à educação formal e à educação libertadora, emancipadora”, afirmou.
Em seu discurso, Mateus*, que concluiu o Ensino Médio, ressaltou que sonha com o futuro e deseja conseguir um emprego assim que sair da Unidade. “A ajuda dos professores foi importante. Aprendi que sem estudar não se consegue nada. Um dia, ainda quero fazer o curso de Engenharia Civil”, disse.
Gabriella explicou que as ações do Centro têm como foco o caráter pedagógico da medida socioeducativa, que deve sobrepor o aspecto punitivo. “Iniciativas como esta demonstram a nossa vontade e empenho em contribuir para uma mudança positiva na vida deles”, frisou. A diretora lembrou que a formatura é um passo essencial para o processo de transformação na perspectiva pessoal e profissional dos socioeducandos.
Para o segundo semestre, além dos projetos que já existem no Centro, terá início um curso de preparação para o vestibular. Devem participar os alunos matriculados no Ensino Médio, com o oferecimento de uma jornada ampliada de estudos. O projeto tem parceria com o Grupo Marista, que fornecerá material didático, e também com a UnB de Planaltina, que irá disponibilizar monitores para atuarem em plantões de dúvidas no horário contrário ao turno das aulas.