É possível divulgar a participação política das mulheres em um vídeo de um minuto? Quem achar que é capaz, pode concorrer a um prêmio de 6 mil dólares, no Concurso de Audiovisuais do Mercosul, que quer sensibilizar as pessoas para a necessidade do aumento da participação política das mulheres e conquistar a paridade de gênero e promover a equidade de oportunidades e o acesso aos direitos das mulheres.
Para participar, os candidatos devem enviar um curta-metragem, documentário ou ficção com tempo máximo de um minuto de duração sem contar os créditos. O vídeo tem que ser original sobre o tema “Paridade e igualdade”. Serão duas premiações, sendo uma de US$ 6 mil, do júri oficial e mais US$ 2 mil através de júri popular, para o vídeo com maior número de aprovação no Youtube, até o dia 30 de abril.
O curta vencedor poderá ser usado em campanhas sociais não comerciais, atividades de sensibilização, capacitação, seminários e encontros e em sites. Também poderão ser reproduzidos em programas televisivos de interesse social ou de informação.
O Concurso de Audiovisuais é promovido pela Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM), grupo criado na reunião do Grupo Mercado Comum (GMC), em Buenos Aires, em 22 de julho de 1998. Trata-se de um organismo regional composto por representantes governamentais dos quatro Estados membros do Mercosul e dos Estados associados. O Brasil é representado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
As inscrições estão abertas até 30 de março e os candidatos deverão inserir o curta-metragem no Youtube e em seguida enviar um e-mail para concurso@mercosurmujeres.org.