Compartilhar
Tweetar

Max Maciel critica sucateamento do Metrô e cobra investimentos

Publicado em: 21/06/2023

Carlos Gandra - CLDF

O deputado Max Maciel (PSOL), presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, usou o microfone da tribuna do plenário da Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (21), em defesa do fortalecimento do Metrô/DF. O distrital lamentou o processo de sucateamento das instalações – e os acidentes decorrentes – e cobrou valorização: “Um único trem pode transportar mil pessoas no horário de pico; são menos 250 carros se todos eles carregarem quatro pessoas”.

De acordo com o parlamentar, dos 30 trens da companhia, apenas 20 estão em circulação. A razão: ineficiência energética dos trilhos. Ele informou que o governo está tentando captar recursos para expandir o metrô e ponderou: “Não somos contra a expansão, pelo contrário, mas não adianta expandir se continuarmos sem capacidade energética”.

“Custa de R$ 7 milhões a 10 milhões uma subestação. Com sete subestações, absorvemos os 30 trens e diminuímos o “headway” [intervalo entre os trens]”, argumentou. Maciel sugeriu, ainda, investimento em novos trens, no sistema de informação e em novos cabos. “Não dá para estender as linhas e manter o sistema lento como está. É preciso usar os recursos com inteligência”, concluiu.

 

 

Denise Caputo – Ag. CLDF

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03